Alep presta homenagem ao CREA-PR que celebra 90 anos | aRede
PUBLICIDADE

Alep presta homenagem ao CREA-PR que celebra 90 anos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, referência nacional, recebeu diploma de Menção Honrosa pelas contribuições inestimáveis ao desenvolvimento do Paraná

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (17)
Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (17) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) foram celebrados no início da tarde desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná, quando foi enaltecida a dedicação, excelência e contribuições inestimáveis da entidade ao desenvolvimento do estado. “Neste momento estamos reconhecendo as contribuições do CREA ao desenvolvimento e fiscalização das profissões de engenharia no Paraná”, frisou o deputado Fabio Oliveria (PODE), proponente da homenagem, que aconteceu na abertura da sessão plenária.

“São mais de 76 mil profissionais, de várias engenharias, atuando em todo o estado. Estamos presente na academia, na pesquisa, nas construções, no agronegócio”, afirmou o engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, presidente do CREA-PR. De acordo com Ascari, hoje existem no estado um total de 830 cursos, funcionando em 129 instituições de ensino, formando novos profissionais para o setor. Durante seu pronunciamento, feito da tribuna do plenário, ele falou sobre a   trajetória e expectativas para o futuro da categoria, e da missão do Conselho, enfatizando a responsabilidade de “organizar, controlar e orientar o exercício das profissões em benefício dos interesses sociais e humanos”. O presidente do Conselho, agradeceu a homenagem lembrando que a história da entidade, referência nacional, é feita por todos que se dedicam à excelência profissional, e discorreu sobre as principais atribuições do CREA-PR.

Segundo o deputado Fabio Oliveira, que é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, o aniversário dos 90 nos do CREA-PR é um momento muito especial: “Temos que reconhecer a magnitude e o trabalho do Conselho ao longo de nove décadas em prol da sociedade paranaense”. O deputado sublinhou ainda a importância da colaboração do Conselho com a Frente Parlamentar, constituída em 2023, especialmente, em relação a questão de implementação do pedágio. Uma parceria com a Frente foi estabelecida para o monitoramento de materiais, conformidade de padrões de qualidade e recomendações técnicas. Outro ponto citado pelo deputado foi o do envio para a Assembleia de 25 projetos de lei elaborados pela entidade, com 11 projetos elencados como prioridade.

ATUAÇÃO DESCENTRALIZADA - Na ocasião, a Assembleia fez a entrega solene de um diploma de Menção Honrosa a entidade criada oficialmente no dia 11 de junho de 1934. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, e suas ramificações, como tecnólogos. A entidade busca assegurar o exercício ético das profissões relacionadas ao conselho, gerando efeitos positivos para os profissionais, as profissões e toda a sociedade. A atuação do CREA-PR é descentralizada por meio de regionais estabelecidas nas principais cidades do estado: Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, às quais estão vinculadas 35 unidades de atendimento (as chamadas Inspetorias). A descentralização dos serviços oferecidos é um diferencial do CREA-PR para agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade. O CREA-PR é subordinado às regulamentações do Confea.

Marcaram presença na sessão plenária, que prestou homenagem a entidade, inúmeros profissionais da área, entre eles, a  engenheiro civil Margolaine Giacchini,  vice-presidente do Conselho; o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Economia (Confea); o engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vecchia, diretor- geral da Caixa de Assistência; o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, diretor-presidente da Mútua da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; o engenheiro eletricista Ricardo Bertoncello, conselheiro e integrante da frente parlamentar; e os seguintes ex-presidentes do Conselho: arquiteto Armando Strambi, engenheiro civil Rubens Curi, engenheiro civil Orlando Maciel Strobel, engenheiro civil Ivo Gilberto Martins, engenheiro agrônomo Luiz Antonio Rossafa, e o engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira.

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE