Cotado para a economia, Haddad se reúne com Guedes em Brasília | aRede
PUBLICIDADE

Cotado para a economia, Haddad se reúne com Guedes em Brasília

Ex-prefeito de São Paulo é o favorito para assumir o ministério no governo Lula e teve conversa "cordial" com atual ministro de Bolsonaro

Fernando Haddad (foto) disputou as últimas eleições para o governo do estado
Fernando Haddad (foto) disputou as últimas eleições para o governo do estado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Principal cotado para assumir o Ministério da Fazenda a partir do ano que vem, Fernando Haddad se reuniu, na manhã desta quinta-feira (8/12), com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília. O encontro ocorreu na sede da pasta chefiada por Guedes, na Esplanada.

Segundo o ex-prefeito de São Paulo, o encontro, que durou cerca de 1h30, foi “excelente”. O petista ainda classificou a conversa como “cordial” e “transparente”. Os dois discutiram temas de interesse para o relatório em preparação para o gabinete da equipe de transição, e definiram uma agenda de trabalho para as próximas semanas.

“Esse tipo de conversa é muito importante, porque você garante que projetos importantes possam ter continuidade, e identifica até onde o Congresso avançou na agenda que importa para o Estado brasileiro. Independentemente de governo, tem coisas que são políticas de Estado”, afirmou Haddad.

Nos últimos dias, o ex-prefeito de São Paulo se reuniu com diretores do Banco Mundial, empresários e representantes do mercado financeiro. O integrante da equipe de transição para a Economia do governo eleito é considerado um dos principais candidatos a assumir a pasta da Fazenda, a partir de 2023.

Questionado se o encontro com Guedes teria sido um pedido do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Haddad explicou que se trata de uma etapa “natural” do processo de transição. Ele disse que não foi recebido como provável titular da pasta, mas, sim, como principal articulador político com a equipe do atual ministro.

“Eu estou no grupo de transição e tenho que tomar providências para que esse processo ocorra da melhor maneira possível. É natural que agora, nas vésperas da conclusão dos relatórios do grupo de transição, a gente faça uma checagem com a equipe que está deixando o governo”, completou.

Apesar de sinalizar que terá maior participação na área econômica, o ex-ministro da Educação não confirmou a indicação como titular do ministério e não deu prazos para a definição de um nome. A expectativa é que o anúncio ocorra na próxima terça-feira (13/12), dia seguinte à diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desde a nomeação no gabinete da Economia, Haddad tem representando o presidente eleito em diversos eventos ligados à pasta, além da viagem à COP-27, maior conferência global sobre o clima, e do encontro com representantes do governo dos Estados Unidos (EUA), no início desta semana.

A equipe de transição do governo eleito informou que deve propor o desmembramento do atual Ministério da Economia em três pastas: Planejamento; Fazenda; e Indústria e Comércio Exterior.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE