Novos contratos ferroviários merecem toda a atenção de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Novos contratos ferroviários merecem toda a atenção de Ponta Grossa

Conselheira, advogada também lembra que ferrovias do Município foram subaproveitadas historicamente

Mariantonieta Pailo Ferraz é conselheira na área do Direito
Mariantonieta Pailo Ferraz é conselheira na área do Direito -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A conselheira da área do Direito do Grupo aRede, Mariantonieta Pailo Ferraz, recorda a importância das ferrovias para o desenvolvimento de Ponta Grossa - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. Para ela, os novos contratos ferroviários - Ferroeste e Malha Sul, por exemplo - devem ter toda a atenção do poder público.

Leia abaixo a opinião na íntegra da Mariantonieta, que também é advogada, professora e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Ponta Grossa:

"As rodas ferroviárias são cruciais para a economia e logística globais, funcionando como componentes essenciais que permitem o transporte eficiente de grandes volumes de carga e passageiros por longas distâncias.

Sua importância reside em vários fatores-chave:

- Eficiência Econômica: O sistema roda-trilho permite o transporte de enormes quantidades de matéria-prima (minério de ferro, carvão, soja, etc.) a um custo de frete significativamente mais baixo do que outros modais, como o rodoviário. Isso torna os produtos mais competitivos no mercado global;

VÍDEO
Assista à opinião da conselheira da área do Direito | Autor: Colaboração.
 

- Logística e Comércio Global: As ferrovias, com o auxílio das rodas, integram a cadeia de suprimentos, conectando fornecedores, fabricantes, distribuidores e portos. Isso facilita o comércio e a expansão econômica, como ocorreu durante a Revolução Industrial e na expansão de territórios continentais;

- Capacidade e Segurança: As rodas ferroviárias são projetadas para suportar conectando fornecedores, fabricantes, distribuidores e portos. Isso facilita o comércio e a expansão econômica, como ocorreu durante a Revolução Industrial e na expansão de territórios continentais;

- Sustentabilidade: O transporte ferroviário é uma opção mais ecológica, pois os trens emitem consideravelmente menos CO² por tonelada transportada do que os caminhões, contribuindo para práticas comerciais mais sustentáveis;

- Infraestrutura e Desenvolvimento: O desenvolvimento de infraestrutura ferroviária moderna, da qual as rodas são um elemento fundamental, é vital para o crescimento das cidades e a criação de redes de transporte interligadas que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico.

Em resumo, as rodas ferroviárias são a base física que sustentam importantes pilares do setor de transporte e desenvolvimento econômico, estrutural, logístico e ambiental do mundo.

Nesse cenário, insere-se nossa cidade e município de Ponta Grossa, que merece destaque e atenção no avanço ferroviário, já sob olhar e grande atenção do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Mesmo carecendo de um novo modelo de concessão com reestruturação dos trechos na cidade, atualmente historicamente subutilizados, Ponta Grossa é um dos principais pontos logísticos da região sul do Brasil.

Além ainda de constituir-se como maior polo industrial do interior do Paraná, guarda potencial para metas claras de investimento, com ainda mais destaque como integrante da Malha Sul, com previsão de demarcação (Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mercosul), até início de 2026 ainda sob concessão da Rumo".

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.

OUTRAS OPINIÕES

PG tem oportunidade única para promover mudanças sociais através das ferrovias.

Futuro das ferrovias de PG será um legado de infraestrutura para as próximas gerações.

Antigos barracões de Oficinas podem virar um 'Centro Olímpico de Esportes' de PG.

Barracões abandonados em Oficinas podem virar o 'Mercado Municipal' de Ponta Grossa.

- Malha ferroviária de Ponta Grossa foi sucateada com o passar dos anos.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA

- Mariantonieta Pailo Ferraz destaca que as ferrovias — em especial o sistema roda-trilho — são fundamentais para eficiência econômica, logística global, sustentabilidade e desenvolvimento urbano, com papel histórico decisivo no avanço de Ponta Grossa;

- A conselheira reforça que os novos contratos ferroviários, como Ferroeste e Malha Sul, exigem atenção prioritária do poder público, especialmente diante do subaproveitamento histórico dos trechos que passam pela cidade;

- Ela avalia que Ponta Grossa, um dos principais polos industriais e logísticos do Sul do Brasil, tem grande potencial para ampliar investimentos e fortalecer sua posição estratégica na Malha Sul até 2026.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right