Gestantes de Castro recebem acompanhamento especial

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria de Saúde, realizou na última semana mais uma das reuniões mensais do grupo de gestantes da Unidade de Saúde do Canta Galo, Herondina Grimbor. O objetivo é promover o acompanhamento das mulheres durante toda a gravidez e a orientação das futuras mamães sobre os cuidados após o nascimento dos bebês. Para isso, a cada encontro são abordados diferentes assuntos pertinentes à gestação. Na reunião da semana passada o tema foi a importância da atividade física para as grávidas.
A médica de saúde da família, Bianca Bogoni, explica que a prática de atividades físicas durante a gestação é muito importante, inclusive para evitar doenças. “A atividade física na gestação é muito importante, pois ajuda a manter o bem-estar físico e mental durante toda a gestação, diminuindo o estresse e o ganho de peso, o que diminui a incidência de doenças como diabetes gestacional, além de fortalecer a musculatura e proporcionar alongamento e relaxamento, extremamente necessários para a adaptação da coluna e bom desempenho no trabalho de parto”, afirma.
A reunião contou ainda com a participação da professora de Educação Física, Karina Baez. Depois das orientações e de tirar dúvidas, as gestantes participaram também de dinâmica de grupo, exercícios de alongamento, lanche especial e do sorteio de cinco aulas de hidroginástica patrocinadas pela academia FEX.
A gestante Eva Alessandra da Cruz, 34 anos, conta que está na segunda gestação. “Tive meu primeiro filho há 12 anos. Então agora é como se fosse a primeira gravidez, pois muito tempo se passou. Os encontros aqui na unidade têm me ajudado a ficar mais tranquila, a diminuir o medo, as dúvidas, e a sentir mais preparada para o parto, que eu quero que seja normal”, diz.
As reuniões com as gestantes acontecem mensalmente em todas as unidades de saúde do município. Para participar, basta as gestantes interessadas conferirem qual a agenda de encontros na sua unidade de referência.
Ministério da Saúde lança 5º Dia de Saúde Integral
Recentemente o Ministério da Saúde (MS) lançou a campanha 5º Dia de Saúde Integral, com o objetivo de reforçar a importância do período que vai do terceiro ao quinto dia de vida do bebê, fase em que o acompanhamento é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê.
Nesta etapa alguns cuidados são muito importantes, como a consulta de pós-parto da mulher com verificação da Caderneta da Gestante, a consulta do bebê com verificação da Caderneta de Saúde da Criança, vacinação contra Rubéola para a mãe, checagem das vacinas contra Tuberculose e Hepatite B, além dos Testes do Olhinho, Orelhinha, e Pezinho.
A campanha também destaca orientações sobre planejamento familiar, apoio e incentivo ao aleitamento materno, orientações sobre os cuidados com o bebê e sinais da alerta, e o agendamento da próxima consulta do bebê. A campanha também incentiva os pais para que aproveitem a licença-paternidade e acompanhem mãe e filho nas consultas.
A enfermeira e supervisora da atenção primária de Castro, Daniele Mayer, ressalta a importância do atendimento precoce dos recém-nascidos nas unidades da saúde da família. “As consultas com frequência e regularidade são essenciais para o crescimento e para o desenvolvimento saudável do bebê, assim como para a boa saúde da mãe. O resultado de uma boa puericultura serão crianças sadias, com crescimento adequado, sem desnutrição, sem obesidade e que não apresentam doenças que possam ser previnidas pela imunização”, ressalta.
Informações da assessoria.





















