Baitala propõe reajuste de 25% no salário inicial de servidores públicos
A medida contempla mais de 400 servidores, entre eles Serventes de Limpeza, Agentes Sociais, Desenhistas, Digitadores de Braile, Operadores de Computador e de Estação Aeronáutica, Orientadores de Atividades e Topógrafo
Publicado: 09/07/2025, 15:21

A Prefeitura de Guarapuava encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe reajuste salarial de 25% nos vencimentos iniciais de diversos cargos técnicos e operacionais do quadro municipal. O anúncio foi realizado pelo prefeito Denilson Baitala (PL) na última segunda-feira (07).
A medida contempla mais de 400 servidores, entre eles Serventes de Limpeza, Agentes Sociais, Desenhistas, Digitadores de Braile, Operadores de Computador e de Estação Aeronáutica, Orientadores de Atividades e Topógrafos.
Conforme explica o secretário municipal de Administração, Ricardo Facó, até o mês de setembro, há previsão para que todas as categorias de trabalho na Prefeitura receba o aumento. "Essa proposta do prefeito Baitala vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para os nossos servidores".
De acordo com informações da Administração Municipal, o reajuste é real, isonômico e retroativo a julho de 2025, com impacto anual estimado em R$ 2 milhões — e será votado ainda esta semana na Câmara. A iniciativa faz parte do conjunto de ações da administração municipal em reconhecimento ao trabalho essencial dos servidores.
A proposta foi construída com responsabilidade fiscal, garantindo o equilíbrio financeiro do município.
Além disso, em 2025, a Prefeitura já implementou o auxílio-alimentação e irá antecipar a primeira parcela do 13º salário para o dia 15 de julho, reforçando o compromisso com o bem-estar e valorização do funcionalismo público.
Para o prefeito, a conquista foi possível graças ao trabalho de todo o secretariado da Gestão. "Parabéns a todos os secretário que, junto comigo, fizemos essa força tarefa para valorização dos nossos funcionários".
POSSE - No mesmo dia, a Prefeitura de Guarapuava realizou a posse de 32 novos servidores públicos municipais, que passam a integrar o quadro efetivo da administração.
Foram empossados 26 educadores(as) infantis, que irão atuar na Rede Municipal de Ensino, contribuindo diretamente para a formação das nossas crianças; 5 médicos, que reforçarão os atendimentos na Atenção Primária à Saúde; e um motorista de veículos pesados, que atuará na área operacional.
Com informações da assessoria de imprensa.