Procissão lembrou dos desabrigados do RS e do beato Carlo Acutis | aRede
PUBLICIDADE

Procissão lembrou dos desabrigados do RS e do beato Carlo Acutis

Algumas pela manhã, outras à tarde, procissões realizadas logo depois da celebração de Santa Missa aconteceram pelos 16 outros municípios do território diocesano

omo acontece em Ponta Grossa, em Telêmaco Borba, a solenidade reúne as duas paróquias da cidade
omo acontece em Ponta Grossa, em Telêmaco Borba, a solenidade reúne as duas paróquias da cidade -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A solenidade de Corpus Christi foi efusivamente celebrada por toda a Diocese. Algumas pela manhã, outras à tarde, procissões realizadas logo depois da celebração de Santa Missa aconteceram pelos 16 outros municípios do território diocesano. Em Telêmaco Borba, Castro e Irati a procissão ocorreu às 15 horas; às 9 horas, em Ivaí e Guamiranga e, logo depois da missa das 10 horas, em Reserva. Lá, o valor arrecadado no ofertório seria revertido aos moradores do Rio Grande do Sul. Em Reserva e Ivaí, as procissões envolveram as paróquias de rito ucraniano (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Reserva e Sagrado Coração de Jesus/Ivaí).

Como acontece em Ponta Grossa, em Telêmaco Borba, a solenidade reúne as duas paróquias da cidade (Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo), o mesmo ocorrendo em Castro (Paróquias Sant’Ana. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Judas Tadeu e Nossa Senhora do Rosário) e em Irati (Paróquias Nossa Senhora da Luz, São Miguel, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São João Batista). O drama vivido pelo povo gaúcho sensibilizou os fiéis e motivou ações não só na Paróquia Menino Jesus, de Reserva, mas também na Menino Jesus de Guamiranga, onde o gesto do concreto da procissão foi a doação de roupas, sapatos e alimentos não perecíveis, que fizeram parte do tapete e depois seriam encaminhados ao estado irmão.

“Quero agradecer a cada pessoa em particular, desde as crianças até os idosos, que se dedicaram para esse dia tão especial de Corpus Christi, na preparação e confecção dos tapetes e altares. Acredito que esse foi o ano que teve mais participação do povo tanto na preparação quanto na celebração e procissão. Gratidão a Jesus Eucarístico pela expressão de amor Agradecimento a Paróquia Sagrado Coração de Jesus aos Párocos e toda a comunidade pela homenagem a Jesus Eucarístico! Amor e dedicação resumem todo o trabalho que presenciamos nesse dia dedicado a Jesus. A fé nos leva aos mesmos caminhos e objetivos. Que Nossa Senhora e Jesus sacramentado na Eucaristia abençoe a todos”, comemorava o pároco da Paróquia Cristo Rei, de Ivaí, José Bacheladenski, o padre Zezinho.

Em Irati, voluntários das quatro paróquias participantes da procissão se reuniram para montar os tapetes a partir das 7 horas. Além da serragem colorida, foram usados pó de café, casca de ovo, erva de chimarrão, flores, galhos verdes, tampinhas de garrafa encapadas com papel laminado, cal, moldes com formatos variados e cartazes. Os enfeites do trajeto, saindo da Paróquia São Miguel até o início da rua Alfredo Bufren, seria por conta da Paróquia São Miguel. Em seguida, por conta da Paróquia São João Batista até a esquina da Papelaria Freitas; e da Papelaria Freitas até o Luz Hotel, por conta da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e, do Thoms, do Luz Hotel, até a Matriz, seria por conta da Paróquia Nossa Paróquia Nossa Senhora da Luz. “Através da nossa fé em Jesus Cristo vivo e ressuscitado levamos em nosso coração a devoção e por anos essa tradição santa da festa de Corpus Christi. Viva Cristo Eucarístico!”, rogava o paroquiano da Nossa Senhora da Luz, o franciscano Vanderlei Kawa.

Em Telêmaco Borba, a procissão de Corpus Christi começou às 15 horas, logo depois da Santa Missa. O trajeto se inicia em frente à Matriz Nossa Senhora de Fátima e continua até o cruzeiro, em um percurso total de quase um quilômetro. Na Nossa Senhora de Fátima, a confecção dos tapetes começou às 8 horas da manhã. Participaram 18 comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e mais 12 da São Pedro e São Paulo.

Em Castro, centenas de pessoas das paróquias e capelas de Castro - Sant'Ana, São Judas Tadeu, Perpétuo Socorro e Rosário - se debruçaram por sobre o asfalto para dar vida ao grande tapete. Em grupos ou até mesmo sozinhos, paroquianos e membros de pastorais, lideranças, catequese e juventude puseram, literalmente, a massa na massa e, utilizando de muita serragem colorida, foram criando as mais diversas formas de elementos religiosos e litúrgicos. Este ano, a Paróquia de São Judas utilizou caixas de leite vazias- lavadas e secas- para a confecção de moldes que foram preenchidos com a serragem, e isso contribuiu para agilizar os trabalhos.

Para padre Sandro José Brandt, pároco da matriz de Sant Ana esta ação tem um grande valor: "engrandece o nosso coração como padre, ao ver a comunidade envolvida. E não tem coisa melhor do que começar pelas nossas crianças da catequese. Vão lembrar mais tarde, que um dia participaram, efetivamente, deste momento solene", destacou. Priscila dos Santos Donato, da Paróquia Perpétuo Socorro, pertence ao Grupo de Jovens Carlo Acustis, jovem que será considerado como santo da Igreja, pelo Papa Francisco. Ao fazer um desenho do rosto do beato, ela o enalteceu como referência jovem, literalmente, para outros jovens. "Serve como exemplo para que nós estejamos firmes no nosso caminhar. Pedimos sua intercessão para manter viva a nossa fé. Um santo pra ser chamado de nosso", definiu.

GALERIA DE FOTOS

  • A solenidade de Corpus Christi foi efusivamente celebrada por toda a Diocese.
    A solenidade de Corpus Christi foi efusivamente celebrada por toda a Diocese.
  • A solenidade de Corpus Christi foi efusivamente celebrada por toda a Diocese.
    A solenidade de Corpus Christi foi efusivamente celebrada por toda a Diocese.
 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE