Fórum de Segurança Alimentar é realizado com produtores de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Fórum de Segurança Alimentar é realizado com produtores de Jaguariaíva

Durante o evento, prefeita Alcione Lemos pediu união e organização para fortalecimento da agricultura familiar

Evento reuniu pequenos produtores rurais, entre eles vários que fornecem hortifrutis para a merenda escolar
Evento reuniu pequenos produtores rurais, entre eles vários que fornecem hortifrutis para a merenda escolar -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Administração Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente e Turismo (SETMA), Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS) e Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA), em parceria com a SEAB (Secretaria de Estado Agricultura e Abastecimento), realizou na última semana o 1º Fórum de Segurança Alimentar. 

O evento reuniu na sede da SETMA pequenos produtores rurais, entre eles vários que fornecem hortifrutis para a merenda escolar e Programa Feira Verde, prefeita Alcione Lemos, secretárias municipais Fábia Kojo (SHADS) e Adriana Weiguert (SETMA), membros da comunidade, gestores da área e representantes de instituições e governo.

Na abertura, a prefeita Alcione Lemos acolheu aos participantes e deixou palavras de incentivo aos produtores. Pediu união e organização para fortalecimento da agricultura familiar e prioridade na produção e melhor aproveitamento dos alimentos. “Temos que provocar essas discussões e acreditar que tudo vai dar certo”, disse.

Valorização da terra, de onde se pode tirar o alimento para muitas pessoas e renda para a família, também foi o destaque da mensagem da prefeita Alcione. Ela observou que a área rural do município está cada vez menos povoada, alertando sobre a redução drástica no número de alunos matriculados nas escolas rurais. 

Presente no fórum, o chefe do Núcleo Regional da SEAB, Marcelo Ferreira Hupalo, observou que é grande o número de pessoas sem condições de se alimentar três vezes ao dia, tendo o produtor rural papel importante no combate à fome. Esclareceu ainda que, organizados através de associação formalizada, será possível contar com novas fontes de recursos para apoio e aquisição da produção.

Os participantes tiveram informações sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), ferramenta pública instituída pela lei número 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Orientações associativismo com os palestrantes Carlos Alberto Merhy Filho, Edson da Silva Naizer, Tania de Fatima Oliveira e Deivid Ricardo Carolli. Ao final houve ainda apresentação do Conselho de Segurança Alimentar, responsável pela articulação do tema entre governo e a sociedade civil.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE