PUBLICIDADE

Dicas para não transformar a volta às aulas em pesadelo

Paciência deve ser a palavra de ordem nesta fase

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para não transformar a volta às aulas em pesadelo
-

Volta às aulas. Para alguns, um momento de alegria, de reencontro dos amigos, hora de botar a conversa em dia. Para outros, sinônimo de pesadelo. Seja pelo retorno a rotina de estudos, nova escola ou por ser a primeira vez em que se pisa em uma instituição de ensino. Para tentar superar essa etapa da melhor maneira possível, especialista dão dicas para auxiliar nesta difícil missão.

Segundo Kátia Moro, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Sepam, o período de férias - quase dois meses na maioria das escolas – pode contribuir para que rotina de horários do período escolar seja esquecida. Por isso, é necessário ir com calma, retomando as atividades aos poucos, incluindo questões como sono, alimentação e boas lembranças em relação à escola. “Se as crianças estiverem cansadas ou não se alimentarem corretamente podem ficar irritadas ocasionando uma falta de interesse pela escola”, afirma.

Nesse sentido, a psicóloga Camila da Silva destaca que paciência deve ser a palavra de ordem nesta fase. “É importante explicar para a criança o que vai acontecer com ela. Tem muitos pais que deixam a criança na escola e não explicam o porquê disso. Se os filhos forem entendendo desde pequenos a importância da educação e de colher bons frutos futuramente, certamente esse novo convívio social será encarrado mais facilmente”, diz.

A fim de estimular a criança para um retorno tranquilo ao ambiente escolar, também é importante acionar a memória afetiva. “Faça isso conversando e relembrando aos pequenos de como é divertido ir para a escola rever os amigos, os professores, aprender coisas novas como: músicas, danças e brincadeiras”, soma Katia.

Dicas simples

Algumas dicas são simples e podem ajudar no recomeço:

- Retomar, ainda antes dos dias de aula, o horário de dormir e de acordar para garantir a qualidade do sono;

- Também cuidar dos horários adequados para alimentar-se;

- Para aqueles que estudam pela manhã, é importante acordar em horários parecidos com o da escola cerca de uma semana antes das aulas começarem;

- Já para quem estuda à tarde a orientação é ajustar o horário do almoço.

Encarando o primeiro dia na escola

Quando se fala em volta às aulas, há também aqueles que estão indo pela primeira vez. Nesses casos, também cabe aos pais tornar o momento mais tranquilo. De acordo com Katia é importante que os responsáveis passem segurança conversando diariamente sobre a rotina escolar. “O ideal é que a criança perceba que a escola será um espaço de alegria e diversão e principalmente que entenda que ao final do dia os pais estarão lá para buscá-la”, explica.

Com o ‘coração na mão’

Seja por manha ou por medo mesmo, alguns pequenos não seguram o choro na hora em que os pais ou responsáveis vão embora. Neste momento tem gente que fica com o “coração na mão”. A psicóloga Camila da Silva comenta que a mesma disciplina aplicada aos filhos tem que ser aderida pelos pais. “Eles precisam ser firmes e mostrar que isso é o melhor para seus filhos”, sugere. “Caso o choro permaneça, aí sim vale uma conversa com os professores. Também é importante acompanhar os relatos das crianças da rotina escolar. Caso algo estranho apareça, vale uma investigação”, finaliza. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA 02

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE