PUBLICIDADE

Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google

Celso Margraf trabalha há 20 anos com fotografia e, desde abril de 2016, atua fazendo fotos de ambientes para o Google.

Imagem ilustrativa da imagem Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google
-

Celso Margraf trabalha há 20 anos com fotografia e, desde abril de 2016, atua fazendo fotos de ambientes para o Google.

Uma profissão que cada vez ganha mais adeptos e vem sendo valorizada com as novas tecnologias que surgiram nos últimos anos. A fotografia, inventada há quase dois séculos, se reinventou durante vários períodos: primeiro, em caixas maiores que carros; depois, vieram as cores; na sequência, começaram a ser portáteis; e, por fim, está à disposição de qualquer pessoa através dos celulares do século XXI.

A profissão exige muito mais que um simples clique. E é com essa ideia que o ponta-grossense Celso Margraf, que há 20 anos trabalha com a ‘oitava arte’, vem ganhando destaque na nova modalidade de fotografias que surgiu nesta década: as imagens em 360°. Margraf é um dos fotógrafos brasileiros credenciados por uma das maiores empresas do mundo, o Google, a prestar serviços para da gigante da internet como o Street View e Maps.

“Eu comecei a trabalhar com o Google em abril desse ano, mas esse tipo de foto trabalho desde 2013. Quando iniciei, eu tinha outra lente, tendo que fazer mais fotos”, explica o fotógrafo. O novo conceito de foto, explica, começou a ‘pegar’ a partir do ano em que começou. Foi então que Margraf viu a necessidade de comprar um novo equipamento: uma ‘máquina fotográfica’ específica, além de um tripé designado para este tipo de trabalho. “A câmera gira em ângulos e faço quatro fotos de 90°, para fazer uma 360° completa. A principal necessidade é que a lente tenha uma cobertura de 180° vertical, ou seja, tem que pegar tanto o teto quanto o chão”, comenta.

Já são mais de 20 clientes em Ponta Grossa e região com a nova modalidade de fotografia: hamburgueria, um novo bar, uma escola de yoga, uma confeitaria em Carambeí, um museu, entre outros estabelecimentos comerciais. “Para que sejam realizadas as fotos é preciso que o comércio entre na plataforma do Google, Meu Negócio, e peça um orçamento para um fotógrafo credenciado para pedir um orçamento. Eu visito os locais onde é possível vender esse tipo de fotografia e, de maneira geral, ofereço o trabalho”, conta o fotógrafo.

Para a composição de uma foto 360º, comenta Margraf, é preciso que todo o cenário tenha a composição necessária e que todos os detalhes sejam checados. “O público poderá fazer um ‘tour’ pelo local, então é necessário pensar em cada elemento. E, como em qualquer outra fotografia, é necessário ter cuidado. Para uma boa composição é melhor escolher os melhores momentos. As luzes artificias de bares e restaurantes tem que ser a noite”, finaliza.

Natureza é paixão do fotógrafo desde o início da carreira

Mesmo trabalhando com o Google, Celso explica que seu grande hobby é tirar fotos da natureza. “Me especializei em tirar fotos desse tipo, é uma paixão muito antiga. Eu gosto de fotos de paisagens, da fauna, da flora, de questões ambientais e da natureza”. Suas principais fotos estão concentradas em toda a área que cobre a Mata Atlântica, principalmente nasllocais mais preservadas da floresta nativa do sul brasileiro.

O fotógrafo aponta que não atua em casamentos, formaturas e afins. Também trabalhou prestando serviço para algumas prefeituras de São Paulo, cobrindo shows e eventos das cidades paulistas. Contudo, Margraf faz questão de reiterar sua paixão pela natureza. “É nisso que me especializei”, completa.

Um pouco da história do fotógrafo

Celso Margraf é natural de Ponta Grossa, residente do município e trabalha há mais de 20 anos com fotografias. Atua na região dos Campos Gerais, no litoral paranaense e no estado de São Paulo. Já passou por diversas áreas da fotografia, incluindo o fotojornalismo, onde atuou em diversos jornais de Ponta Grossa. Em 2016, começou a trabalhar para o Google.

Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google
Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google Fotógrafo de PG faz imagens em 360 graus para o Google
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA 02

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE