Cultura em movimento: passeios para fazer em Ponta Grossa
Viver Bem realiza tour que visita locais que celebram a história, a arte e o talento da cidade
Publicado: 19/05/2025, 13:11

Em um passeio repleto de história, memória e arte, o Viver Bem participou do Dia de Cultura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que oferece um verdadeiro mergulho nos espaços culturais de Ponta Grossa. A repórter Mariele Zanin conduziu o tour que passou por museus, centros artísticos, biblioteca, conservatório, teatro e acervos, revelando a riqueza cultural da cidade. Aproveitamos esse momento para convidar nossos seguidores a conhecerem esses espaços.
A jornada começou no Museu Municipal Aristides Spósito, a tradicional Mansão Vila Hilda, que guarda objetos, utensílios e jornais históricos da região, com edições do Jornal da Manhã desde 1977. O funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 20h. Aos sábados, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
Em seguida, a visita passou pelo Centro de Criatividade, espaço voltado à economia criativa, com oficinas, cursos e exposições de arte popular e marginal. Aberto de terça a sábado, das 10h às 19h.
O tour seguiu para o Ponto Azul, na Praça Barão do Rio Branco, onde o público encontra ateliês e uma galeria com exposições mensais. Aqui, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
A próxima parada foi a Biblioteca Municipal Bruno Enei, com mais de 70 mil livros, com sala de eventos e espaço para a literatura infantil. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 21h.
Em seguida, fomos ao lado da Biblioteca, no Conservatório Maestro Paulino, sede da Orquestra Sinfônica e da premiada Banda Lyra dos Campos. O local conta com cursos de mais de 30 modalidades de instrumentos, salas de aula e ensaios, auditório e um memorial da música ponta-grossense. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 22h.
Já no coração das artes cênicas, o Cine Teatro Ópera recebeu a equipe para mostrar as melhorias estruturais e a intensa agenda cultural, que no ano passado atraiu mais de 88 mil pessoas. O espaço fica aberto de terça a sábado, das 9h às 22h. As entradas e classificação de eventos, variam conforme programação na agenda.
Em seguida, fomos ao Centro de Cultura, futuro Cine PG, com auditório para 170 pessoas, equipamentos novos de projeção e espaço multiuso. Ali fica aberto de terça a sábado, das 9h às 22h. Praticamente junto ao Centro de Cultura, fica o Acervo Municipal de Obras de Arte, nossa última parada, onde estão cerca de 750 obras tombadas, entre quadros, fotografias, esculturas e muito mais. A entrada é gratuita e livre, com funcionamento de terça a sexta, 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 18h.
A visita contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, que falou sobre o impacto do Dia de Cultura, programa que em 2024 recebeu mais de 3 mil estudantes. “Ter as unidades abertas, coloridas, vivas e funcionando é um dever do poder público. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas sintam o coração batendo mais forte através das artes e da cultura”, afirma.
Por isso, os espaços são abertos para que sempre tenha pessoas visitando e aproveitando tudo isso. “Hoje estamos com uma estrutura que muitas cidades vêm de fora para conhecer e entender como funciona. Nosso museu tem eventos que recebe 800 pessoas numa noite. Porque além da estrutura física tem eventos e programas que estamos fazendo”, acrescenta.
Para encerrar o passeio, um cafezinho especial foi oferecido à imprensa, símbolo da hospitalidade ponta-grossense. A equipe do Viver Bem agradece a recepção e reforça: vale a pena explorar e valorizar os espaços culturais da nossa cidade.