Maio Furta-cor: campanha dá visibilidade à saúde mental materna em PG
Doula fala sobre a importância do cuidado psicológico de mães e gestantes e destaca ações gratuitas que acontecem durante o mês na cidade
Publicado: 02/05/2025, 21:02

O mês de maio começou com um tema urgente no Viver Bem: a saúde mental materna. A entrevistada é Juliane Carrico, doula, cofundadora da Coletiva de Doulas de Ponta Grossa e uma das representantes locais da campanha Maio Furta-cor. Criada em 2020 por uma psicóloga e uma psiquiatra de Curitiba, a iniciativa nasceu da percepção de que a demanda por apoio psicológico as mães e gestantes cresceu de forma alarmante durante a pandemia – e os atendimentos convencionais não estavam dando conta.
O nome “furta-cor” remete à pluralidade das experiências de maternar – cada pessoa vive a maternidade de forma diferente, e essa diversidade precisa ser respeitada. “Não existe maternidade única, existe o que faz sentido para cada mulher dentro de sua realidade”, disse. A campanha é voluntária, descentralizada e sem fins lucrativos, com foco em ações acessíveis e realizadas especialmente nas periferias.
“A campanha visa sensibilizar a população e cobrar políticas públicas para o cuidado com quem gesta e materna. Não dá para falar de saúde mental materna sem falar de dignidade, moradia, saúde pública e educação”, afirmou Juliane durante a entrevista.
Entre as ações de 2025, estão capacitações para profissionais da saúde, rodas de conversa com gestantes, encontros comunitários e parcerias com a Prefeitura e universidades. A primeira atividade oficial acontece no dia 2 de maio, com uma roda de conversa na maternidade do Hospital Universitário Materno-Infantil (Mai), promovida pelo Serviço Social da instituição. O evento é aberto ao público e, mediante inscrição prévia, oferece kits de enxoval para recém-nascidos.
Outro destaque da programação é a roda de conversa sobre amamentação, no dia 9 de maio, na UBS do bairro Panamá, com a participação da fonoaudióloga Sabrina Santos. A maioria das ações são gratuitas e abertas à comunidade.
“Quando a gente fala em saúde mental materna, também falamos em prevenção de situações graves como o suicídio materno – uma morte evitável, se houver suporte adequado desde a gestação até o pós-parto. É por isso que precisamos olhar com mais atenção para esse tema durante todo o ano”, diz Juliane.
Ao fim da entrevista, Juliane deixou o convite para as pessoas participarem, seja como mães, voluntários ou patrocinadores. “Convido, toda a população, não só mães, mas principalmente mães, a participarem do maior furta-cor, entenderem o que é a campanha. A gente também precisa de patrocinadores. Então empresas que assistam à matéria e tenham interesse em patrocinar a gente, seja com produto para sorteio, seja com recursos financeiros para termos material de campanha, será bem-vindo. Então, se você tem interesse em ser facilitador de alguma ação, entra em contato conosco", completa.
Dessa forma, o Viver Bem convida a todos para participar das ações, como a caminhada. "O objetivo da campanha é que a gente possa ter esse acolhimento também das mães, entender quais são as demandas, as necessidades, para podermos levar ao poder público também”, finaliza Juliane. Para participar da campanha ou saber mais sobre a agenda de atividades, os interessados podem acompanhar os perfis nas redes sociais: @ondafurtacorpontagrossa ; a.doula.ju_carrico.pontagrossa e @coletivadedoulaspontagrossa.
Programação:
02/05 às 16h - Roda de Conversa de Gestantes, organizada pelo serviço social do HUMAI. Confirmar presença no Whats: (42) 99100-6898;
09/05 às 14h - Roda de conversa sobre amamentação com a Sabrina Santos na UBS do Panamá;
12/05 (horário a definir) - Roda de conversa com os alunos da primeira turma de psicologia da UEPG;
12/05 às 14h – Roda de Conversa sobre exaustão materna no Campo Belo;
16/05 às 14h - Oficina de dançaterapia com a kamila Martinhuk, na UBS Alexandre Aracema;
21/05 às 14h - Caminhada Maio Furta-Cor na Praça dos Polacos;
22/05 às 18h30 - Roda de gestantes com a psicóloga Nicole Santos no SESC Centro;
30/05 às 14h - Oficina de colagem com a Dani Profana, na UBS do Rio Verde.