Palhaço Picolé e a Bailarina usam a arte para combater o bullying nas escolas | aRede
PUBLICIDADE

Palhaço Picolé e a Bailarina usam a arte para combater o bullying nas escolas

Espetáculo lúdico e interativo já alcançou mais de 5 mil crianças com mensagens sobre respeito, empatia e inclusão

O espetáculo educativo, lúdico e divertido, mescla arte, cultura e educação
O espetáculo educativo, lúdico e divertido, mescla arte, cultura e educação -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado em 7 de abril, inspirou o projeto ‘O Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar’, que percorre escolas com um espetáculo que alia diversão e informação para conscientizar crianças sobre respeito, empatia e inclusão. A iniciativa é assinada por Geovana Salgueiro, produtora cultural e Bailarina da apresentação, e Robert Salgueiro, o palhaço Picolé, artista conhecido em Ponta Grossa e região.

Em formato lúdico e interativo, o espetáculo mostra situações do cotidiano escolar e reforça que cada criança é única e especial à sua maneira. No enredo, a bailarina enfrenta o medo do julgamento e precisa do incentivo dos colegas para apresentar seu número. Já o palhaço Picolé conduz a cena promovendo mensagens de apoio, tolerância e aceitação.

“Cada um tem um dom e essas diferenças nos tornam especiais”, reforça Geovana. Para ela, a arte é uma poderosa ferramenta de transformação social e emocional. O projeto já está na terceira edição e impactou mais de cinco mil crianças, plantando o que os artistas chamam de “sementinha do bem”.

Robert, que cresceu em meio à palhaçaria, explica que o espetáculo vai além do riso: “Aqui a gente faz muito mais do que somente promover gargalhadas, nós conseguimos também passar uma mensagem importante que é do respeito aos amiguinhos. Quando o amigo diz que quer ser jogador de futebol, a criança aprende a incentivar, não a zombar. Isso é empatia.”

VÍDEO
aRede.info
O projeto “Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar” leva às escolas um espetáculo lúdico e interativo que aborda o bullying de forma divertida e sensível... | Autor: aRede.info

A Escola Municipal Humberto Cordeiro, palco da apresentação durante a entrevista, tem um valor simbólico para os artistas: foi lá que, anos atrás, eles iniciaram oficinas de circo e teatro. Agora, retornar ao local com uma peça de cunho social é motivo de orgulho e emoção.

O espetáculo também se destaca pela inclusão: conta com intérprete de Libras para garantir acessibilidade a todos os públicos. “A sensibilidade cultural é uma das nossas bandeiras. É o que a gente tenta levar de uma forma completa para as pessoas, para todo mundo poder entender o que está acontecendo aqui e depois, repassar essa mensagem para as outras crianças também”, explica Robert.

Para a diretora da escola, Danielle Calaj, a proposta foi recebida com entusiasmo pelas crianças. “Elas estavam ansiosas. Trabalhamos o tema o mês todo, mas a arte encanta de um jeito especial. Através dessa arte, do teatro, vejo uma alegria nos olhos deles, uma recepção calorosa e a mensagem fica no coração deles”, diz. Ela fala com orgulho e carinho que estão sempre abertos para receber produções artísticas, importantes para fazer a diferença no entendimento das crianças sobre diversos assuntos.

O projeto segue em circulação, levando arte, alegria e conscientização às escolas da região. E como lembra o palhaço Picolé, “a plateia vira protagonista, participa da mágica, da brincadeira e da reflexão”.

O palhaço, a bailarina e a alegria de estudar - Terceira Edição” é um projeto realizado através do PROMIFIC - Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Patrocínio: CONTINENTAL @continentalpneus. Direção artística: Dandaluna Produções Culturais.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right