Equoterapia: Conheça os benefícios do tratamento com cavalos | aRede
PUBLICIDADE

Equoterapia: Conheça os benefícios do tratamento com cavalos

Entrevista com Eros Spartalis revela os benefícios físicos e mentais da equoterapia, além de destacar histórias inspiradoras

Eros Spartalis, fala sobre a prática da equoterapia e sobre o treinamento que realiza para educadores em nível mundial
Eros Spartalis, fala sobre a prática da equoterapia e sobre o treinamento que realiza para educadores em nível mundial -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No último episódio do canal Viver Bem, o tema abordado foi a equoterapia, um método terapêutico que utiliza cavalos para auxiliar na reabilitação física e mental de pessoas portadoras de deficiência. Para falar mais sobre esse tratamento, Mariele Zanin entrevistou Eros Spartalis, coordenador técnico da Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre, localizada em Ponta Grossa.

Durante a conversa, Eros explicou que a equoterapia é um tratamento que envolve uma equipe multidisciplinar e o uso do movimento do cavalo para promover benefícios tanto físicos quanto psicológicos aos praticantes. Ele destacou que o tratamento pode ser indicado para pessoas com diversas patologias, como paralisia cerebral, síndrome de Down e crianças dentro do espectro autista.

Os primeiros benefícios da prática, segundo Eros, são na questão física. “Melhora no equilíbrio, na coordenação motora, na aquisição de força para fazer as tarefas do dia a dia”, explica. Além disso, ele comenta os benefícios psicológicos, principalmente em casos de depressão infantil, um diagnóstico que tem aumentado entre as crianças atendidas. O impacto emocional do vínculo entre os praticantes e os cavalos também foi destacado como um fator de relevância no processo de cura.

Segundo Eros, não é qualquer cavalo que pode ser utilizado; ele deve passar por uma avaliação criteriosa que considera fatores físicos, comportamentais e biomecânicos. Esses animais são treinados especificamente para fornecer o movimento tridimensional necessário para auxiliar os praticantes.

Durante a entrevista, Eros compartilhou a história de um para-atleta de Ponta Grossa que passou pela equoterapia e teve sua vida transformada. "Ele começou o tratamento buscando melhorias físicas e, com o tempo, foi inserido no paradesporto. Hoje, ele compete a nível nacional e internacional, recebe bolsas e vive com autonomia", contou Eros, destacando como a equoterapia vai além da recuperação física, proporcionando mudanças significativas na qualidade de vida.

Eros também compartilhou sua experiência como docente da Associação Nacional de Equoterapia, contribuindo para a formação de profissionais da saúde e educação que desejam se especializar na área, tanto no Brasil, como na Europa. Ele revelou que o Brasil é referência mundial na equoterapia, sendo o segundo país que mais publica artigos científicos sobre o tema.

Para quem deseja conhecer o centro em Ponta Grossa, a associação está localizada no Centro Agropecuário Municipal, e qualquer pessoa interessada pode entrar em contato por meio das redes sociais @apeie.equoterapia. Além disso, o centro oferece estágios para estudantes de cursos como veterinária, fisioterapia e psicologia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE