Projeto ambiental tem amplas e diversificadas ações em Tibagi
Trabalho que envolveu reciclagem, coleta seletiva e reaproveitamento de materiais pelo quarto ano A da Escola São Bento rendeu coleta de resíduos, conscientização da comunidade e brinquedos recicláveis feitos pelos alunos
Publicado: 09/09/2025, 08:00

O quarto ano A da Escola Municipal São Bento, em Tibagi, da professora Silmara Mendes, desenvolveu um projeto de meio ambiente e preservação da natureza. A docente elenca que a turma fez visitas ao rio da comunidade para ver a poluição, encontrando muito lixo jogado na água, além da visita à praça local e quadra de esportes, espaço de torneios e campeonatos, também vários resíduos após os jogos acontecerem.
“Aproveitando a visita na quadram, colocamos umas placas com a turma sobre a conscientização e importância de jogar o lixo no lugar adequado (lixeiras). Voltamos para sala de aula, conversamos sobre a preservação do meio ambiente e o lugar correto para o descarte do lixo, também fizemos visita no Recicla Tibagi, onde pudemos presenciar com a turma a importância da separação do lixo: seco, molhado, reciclagem. As crianças puderam presenciar o trabalho das pessoas que trabalham nessa associação do Recicla e viram que os associados vivem financeiramente dessa separação do lixo”, aponta a educadora.
No bairro, houve a entrega das sacolas da coleta seletiva, feita pelo caminhão uma vez por mês em cada bairro do município, onde Silmara e a turma foram adquirir esses itens e, no período subsequente, os alunos levaram o lixo reciclável para fazer a troca por frutas e verduras. Houve, também, uma palestra com a secretária do Meio Ambiente de Tibagi, com informações importantes sobre a separação e coleta seletiva.
GALERIA DE FOTOS
“As crianças puderam levar para casa frutas e verduras trocadas no caminhão da coleta seletiva pelo lixo, também aproveitando sobre lixo reciclável que pode ser aproveitado para fazer brinquedos na sala de aula. Juntamente com a professora Juliana Kremer, professora de Educação física da escola, confeccionamos bolas de meias. Cada aluno confeccionou a sua bola de meia, pois nessa atividade de confeccionar as bolas de meias são desenvolvidas várias habilidades”, complementa a docente.
Entre os benefícios trazidos pela educadora estão os ganhos motores e coordenação, como motora fina, costurar, manusear fio e agulha, amarrar, torcer a meia e o plástico; cognitivas, de planejamento e organização em seguir as etapas, ajustar tamanho, criatividade e imaginação; socioemocionais, de paciência, perseverança, trabalho em equipe, autonomia e autoestima, valorização dos recursos e consciência ambiental; além das educacionais, com sustentabilidade, reutilização de materiais, entre outros.
“Ou seja, além de aprender a confeccionar, a atividade contribuiu para o desenvolvimento integral e essas bolas de meias confeccionadas pelos alunos estão sendo usadas nas aulas de Educação Física da escola”, conclui a professora.