Vamos Ler e Unimed PG contribuem com ações interdisciplinares em Irati
Videoaula sobre higiene foi base para que conteúdo sobre microrganismos no quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo contasse com diversificado trabalho em Língua Portuguesa, Ciências e Arte
Publicado: 04/09/2025, 22:36

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre a higiene. O docente elenca que a proposta fez parte do trabalho com o conteúdo ‘Formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: vírus, fungos, bactérias e protozoários’, referente à disciplina de Ciências, além de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa com a turma.
“Pode-se colocar como a pré-atividade a exibição do conteúdo no dia 12 de agosto durante a aula de Ciências, a qual debateu o impacto da ação de microrganismos na transmissão de doenças. Diante disso, foi decidido a fim de reforçar o saber curricular, dar continuidade, uma vez que é um aspecto que faz parte da vida em sociedade. Nessa perspectiva, portanto, foi exibida, na aula de Língua Portuguesa, o vídeo explicativo, no dia 14 de agosto, dando início à proposta didática”, relata o educador.
GALERIA DE FOTOS
Após assistirem, os alunos realizaram um debate que abordou aspectos da importância da higiene, traçando um paralelo à pandemia da covid-19, com ênfase entre 2020 e 2022. Finalizando a discussão, explica Pablo, os alunos foram convidados a se reunirem em grupos de cinco estudantes para a confecção de cartazes para a conscientização dos cuidados com a higiene.
“Diante disso, ao terminarem a execução dos trabalhos, eles foram expostos na parte exterior da sala, a fim de valorizar as produções artísticas, ao mesmo tempo em que as pessoas que passassem pela sala de aula pudessem se atentar e se conscientizar acerca da importância desses cuidados básicos na saúde”, complementa o professor.
Por fim, o docente elenca que a atividade, ao unir Língua Portuguesa, Arte e Ciências, promoveu a interdisciplinaridade, além da ampla conscientização da saúde. “Desse modo, embora pareça uma atividade simples, foi capaz de mover o pensamento dos estudantes de forma a integrar dimensões de diferentes saberes disciplinares e, sendo assim, ocorreu de forma bastante satisfatória. No entanto, não exclui a necessidade de aprimoramentos para futuras execuções a posteriori”, conclui o educador.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.