Educação de Tibagi conta com reajuste e novo patamar de salários
Secretária Ana Cláudia da Costa comenta destaques na rede de ensino e valoriza piso salarial aplicado neste ano aos educadores do Município
Publicado: 11/08/2025, 16:48

A secretária Municipal de Educação de Tibagi, Ana Cláudia Pinheiro da Costa, foi a sétima convidada da série especial do Vamos Ler – Geração Digital com gestores educacionais dos municípios participantes do projeto em 2025. A educadora abordou questões voltadas à gestão, a qual assumiu no início deste ano, a preparação da rede de ensino para as avaliações, além do destaque à valorização salarial e profissional da equipe.
Sobre a gestão, Ana Cláudia pontua que há uma série de avanços na questão educacional, valorizando os professores e aplicando projetos dentro do ensino local. “Agora, esse mês ainda, a gente está em construção do nosso PPA (Plano Plurianual), no qual nós vamos, e estamos colocando, todos os nossos projetos para estar desenvolvendo na educação de Tibagi a partir de 2026”, aponta a secretária.
A gestora destaca o novo patamar que o piso salarial chegou aos professores do município: desde 2023 havia uma margem negativa de 5,94% do piso, que contou com um reajuste concedido pelo prefeito Rildo Leonardi neste ano. “Agora, em julho, nós começamos a arrumar a casa, essa defasagem, no qual todos os professores que se encontravam abaixo do piso. Em nível inicial, o prefeito deu para todos esses e, para os demais, 50%”, pontua a educadora.
Nas outras áreas, os investimentos foram os mais variados: uma reforma de um Cmei (centro municipal de educação infantil), a ser entregue em 15 dias, ampliações de salas, como de berçário e professores, almoxarifados, além de manutenções que vêm ocorrendo de forma gradual no município, com celeridade neste segundo semestre. A educação, conta Ana Cláudia, também está com o processo de licitação dos uniformes e materiais escolares para atender a rede municipal de ensino já em 2026.
Para complementar, a gestora pontua sobre as preparações para as mais diversas avaliadas, como a Prova Brasil. “Quando nós falamos em índice e das avaliações externas, nós também temos que falar em recurso. Quanto maior é o índice, mais recursos vêm”, relata a secretária. Dessa forma, o Município contratou uma educadora voltada a esta avaliação da Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), além de outros pontos, como os exames voltadas à leitura e capacitações sobre o transtorno do espectro autista (TEA).
Projeto amplia divulgação em sala de aula
O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede e Instituto aRede, conta com uma longa trajetória de mais de uma década na rede municipal de Tibagi. E, neste ano, a iniciativa ganhou ainda mais força com os professores. “É importante esse projeto, porque é uma valorização também do professor, onde ele tem a oportunidade de estar colocando, lá nas mídias, o trabalho que ele faz e desenvolve em sala de aula, fora de sala de aula”, elenca Ana Cláudia.