Alunos de Castro criam podcast escolar sobre projeto leitor
Sessão Simultânea de Leitura, iniciativa que envolve mais de 100 alunos de terceiro a quinto anos, foi base para quarto ano A da Escola de Jardim Bela Vista criar seu próprio informativo audiovisual e entrevistar idealizador da proposta
Publicado: 07/08/2025, 06:44
O quarto ano A da Escola Municipal de Jardim Bela Vista, em Castro, da professora Luciana Aparecida Marques Santos, desenvolveu um projeto de leitura e produção de um podcast, que envolveu outras turmas, de terceiros a quintos anos. A docente elenca que a atividade diferenciada na escola foi denominada Sessão Simultânea de Leitura e envolveu aproximadamente 100 alunos.
“A ação teve como objetivo promover a autonomia dos estudantes na escolha dos livros, incentivar a integração entre turmas e educadores, desenvolver habilidades de linguagem, estimular a imaginação e a comunicação, além de ampliar o repertório cultural dos leitores. O projeto buscou instigar o debate literário e desempenhar um papel importante na formação de mediadores de leitura”, aponta a educadora.
Luciana explica que a Sessão Simultânea promoveu o envolvimento de toda a equipe de professores, pois cada um ofereceu uma leitura diferente no mesmo horário, durante a rotina escolar. Ao final do dia, destaca a professora, realizou-se uma roda literária, na qual os alunos conversaram sobre a experiência vivenciada e as histórias ouvidas.
GALERIA DE FOTOS
Durante a roda de conversa, os alunos do quarto ano A, inspirado pela temática e respeitando o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, tiveram como objetivo de aprendizagem, produzir uma notícia. Assim, escreveram um roteiro para um podcast na escola, convidando o coordenador Rafael Cordeiro para participar do programar e relatar como foi a execução deste projeto de leitura.
“O envolvimento dos alunos na criação do primeiro podcast foi bastante positivo, envolvendo planejamento e pesquisas sobre como escrever e formular o conteúdo para esse formato. Essa atividade foi um sucesso, promovendo um rico aprendizado, no qual pude observar alunos mais comunicativos e com o despertar do interesse pela leitura. É muito gratificante ver como atividades assim podem transformar o ambiente escolar e incentivar os estudantes a se tornarem leitores e comunicadores mais confiantes”, conclui a docente.