Obra sobre história de Imbituva movimenta quarto ano | aRede
PUBLICIDADE

Obra sobre história de Imbituva movimenta quarto ano

Turma ‘B’ da Escola Tancredo de Almeida Neves pôde trabalhar com obra que traz aspectos históricos, com bases artísticas, de forma ampla e com valorização da literatura municipal

Educandos puderam experienciar importante título sobre questões locais
Educandos puderam experienciar importante título sobre questões locais -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano B da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Imbituva, junto à professora Tainá Bobato Stadler, puderam ter o contato com a primeira edição do livro ‘Narrando HISTÓRIAS de IMBITUVA através da ARTE’, de autoria de Cleusi T. Bobato e Wesley Michel Betim, selecionado pela Política Nacional de Cultura Aldir Blanc. A obra é voltada aos professores e alunos das escolas municipais, ampliando o conhecimento dos educandos de quarto ano acerca da história do município, de forma lúdica, com ilustrações.

“O principal objetivo é ensinar a história local por meio da arte e da cultura. Também, visa estimular a narrativa de memórias imbituvenses adequadas à faixa etária dos alunos, incentivando a criatividade por meio da reprodução e pintura dos desenhos presentes no livro. O público-alvo são os alunos das escolas municipais Tancredo de Almeida Neves e Faxinal dos Galvão, com cerca de nove anos. No entanto, o livro é acessível a toda a comunidade escolar e interessados, com linguagem simples e abordagem inclusiva”, aponta a educadora.

GALERIA DE FOTOS

  • Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
    Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
  • Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
    Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
  • Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
    Trabalho trouxe engajamento à turma, que pôde realizar ações artísticas em sala.
  

Tainá elenca que a execução do projeto ocorreu na escola no dia 24 abril, marcando o início da Semana do Tropeirismo, comemorado em 26 deste mês, antecedendo o aniversário de Imbituva, em 3 de maio. A temática, pontua a docente, está inserida no plano de trabalho dos professores da rede municipal, com a educadora Cleusia apresentando o livro aos estudantes, explicando o processo de criação, os textos, as fotos e os desenhos elaborados pelo artista plástico Wesley.

“Utilizou slides com imagens e explicações históricas para contextualizar os desenhos. No dia 29 de abril, os alunos do quarto ano B, com a professora Tainá Bobato Stadler, exploraram o livro com entusiasmo, realizando leituras, atividades de interpretação e análise ortográfica. Ao final, pintaram os desenhos da página 12, que retratam os tropeiros nos Campos e no Pouso do Cupim”, complementa a educadora.

Para fechar, a professora elenca que foi organizada uma exposição na escola com os desenhos e trechos da obra que tratam da origem do município, destacando o tropeirismo. “Assim, os alunos compreenderam a formação de Imbituva a partir de aspectos como o Cipó-Imbê, os indígenas, o tropeirismo e a evolução urbana, unindo teoria e ludicidade. O projeto conta com o apoio do Conselho de Cultura, escolas, diretores, professores e alunos, visto que o município não possui um Departamento de Cultura para acompanhamento direto da iniciativa”, conclui Tainá.

Acesse o blog escolar da Escola Tancredo de Almeida Neves clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right