Série de dinâmicas aborda o Dia Mundial do Autismo em Rebouças
Videoaula do Vamos Ler sobre TEA, TOD e TDAH, vídeo complementar, dinâmica em sala e desenho foram alguns momentos aplicados pelo quinto ano da Escola Joanita Ayub Pereira
Publicado: 07/04/2025, 12:40

O quinto ano da Escola Municipal Joanita Ayub Pereira, em Rebouças, da professora Samara Tais Lakonski, desenvolveu um trabalho na semana de 2 de abril, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acerca da importante temática. A docente explica que os alunos puderam trabalhar a questão com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o assunto, complementando com vídeo explicativo.
“Os alunos realizaram atividades de leitura de textos e discussões acerca do tema. Realizaram, também, a produção de desenhos com o quebra-cabeça que representa a diversidade no espectro autista, desenhos estes usados para o mural da escola”, aponta a educadora.
Samara destaca que o trabalho permitiu que os alunos compreendessem o conceito de autismo e suas características principais, bem como estimular a empatia e o respeito através da reflexão sobre as experiências de pessoas no espectro autista, promovendo inclusão e convivência respeitosa em sociedade e no ambiente escolar.
GALERIA DE FOTOS
“Para iniciarmos a abordagem do tema, foi iniciada com a exposição da videoaula educativa do Portal aRede e Vamos Ler, onde apresenta as características e diferenças entre os três tipos de transtornos: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), seguido de vídeo explicativo dando ênfase ao autismo”, elenca a professora.
A educadora complementa ao citar que foram realizadas leitura de alguns textos, com discussões sobre o tema, onde os estudantes puderam expressar suas ideias e sentimentos. Foi realizada uma dinâmica com a separação dos alunos em grupos e, com mímicas, puderam expressar emoções que podem ser difíceis de comunicar verbalmente, conforme relata a docente, permitindo que praticassem a comunicação não-verbal.
“Logo em seguida, com as emoções que cada grupo expressou, realizaram o desenho com o quebra-cabeça e as cores que simbolizam o autismo. Os desenhos foram utilizados para confeccionarmos um mural, que foi exibido para toda a escola”, conclui Samara.
Acesse o blog escolar da Escola Joanita Ayub Pereira clicando aqui.