Alunos de Carambeí são premiados pelo projeto Vamos Ler
Premiação aconteceu na manhã desta terça-feira (12); o quarto ano A, da Escola Municipal Tônia Joanna Harmz foi a turma vencedora
Publicado: 12/11/2024, 12:29
O Grupo aRede recebeu na manhã desta terça-feira (12), os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Tônia Joanna Harms, coordenados pela professora Luciana Aparecida Marques, do município de Carambeí. Eles foram premiados por meio do projeto Vamos Ler - Geração Digital, dentro do Concurso de Blogues Escolares do município em 2024.
Este foi o segundo de 14 eventos que serão realizados na sede do Grupo aRede, para os alunos terem a oportunidade de conhecerem a estrutura do Portal aRede e do Jornal da Manhã. Os primeiros premiados, nessa segunda-feira (11), foram os alunos do quinto ano B da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, da professora Fabiele Corrêa dos Santos - veja aqui.
Neste ano, está ocorrendo a 7ª edição do Concurso, que já distribuiu mais de mil prêmios. Em 2024, cada aluno vencedor recebeu um headphone sem fio, a professora ganhadora foi premiada com um tablet e placas de homenagem foram entregues para a prefeita e secretário de Educação. Os homenageados desta terça-feira foram: a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso e o secretário de Educação, Inácio Povaz Filho, que estiveram presentes na cerimônia.
Dhiego Tchmolo, coordenador do projeto, destaca que o Vamos Ler é o maior programa de mídia, educação e novas tecnologias do Paraná. "Estamos falando de uma iniciativa que começou lá em 2008 e, desde então, 100 mil alunos foram beneficiados". Ele contou que, com a era digital, o projeto foi adaptado e, nos últimos anos, foram abordados conteúdos voltados à educação digital, em temas importantes como o meio ambiente, a sustentabilidade e política.
A professora vencedora, Luciana Aparecida Marques, contou que os alunos ficaram muito entusiasmados com o trabalho do Vamos Ler. "Através das reportagens do Portal aRede, fomos aprimorando cada vez mais os conhecimentos e eles foram engajando cada vez mais". Luciana comentou que, conforme pesquisas eram realizadas, assim como as leituras e visualizações de reportagens, maior era a vontade deles de aprender.
GALERIA DE FOTOS
Já a diretora da Escola Municipal Tônia Joanna Harmz, Lindair Aparecida da Silva, este projeto é de extrema importância, principalmente por abranger temas como o meio ambiente. "Nós pudemos valorizar o trabalho das pessoas que reciclam o lixo e também percebemos o quão importante é a reciclagem. Atuamos interdisciplinarmente, por meio de plantio, pesquisas, visitas, homenagens às mães. E, com essa, interdisciplinaridade fizemos com que o projeto, vivenciado pelos alunos e pela comunidade, fosse significativo".
Para Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede, a realização destas premiações é uma enorme satisfação. “O Portal aRede e o Jornal da Manhã, alcançam diariamente milhares de pessoas com conteúdos e, juntamente da produção de notícias, temos projetos de envolvimento com a comunidade, sendo o caso do Anuário Caminho dos Campos Gerais, a Revista Ponta Grossa Competitiva, além de diversos outros painéis e projetos que realizamos ao longo do ano". Eloir ressaltou que o Vamos Ler é um projeto desenvolvido há 17 anos, o qual envolveu dezenas de municípios da região, alunos e professores. "A tecnologia também é trabalhada em sala de aula de forma que buscamos orientar os alunos sobre como trabalhar com a internet e com todas as ferramentas tecnológicas que fazem parte dessa geração digital".
GALERIA DE FOTOS
O Secretário de Educação de Carambeí, Inácio Povaz Filho, afirmou que o projeto é extremamente interessante. "Os alunos participam com muita boa vontade. É um projeto que vai somar em todos os sentidos para os nossos alunos, sobre como funciona uma matéria, no incentivo da leitura e ter o conhecimento das notícias".
Elisangela Pedroso, prefeita de Carambeí, destacou o projeto como auxiliar na formação de um cidadão crítico, que sabe ler, interpretar e que sabe falar. "Trouxemos os nossos alunos na sede do Grupo aRede, o que consideramos um momento ímpar na vida deles, por ser algo fora da realidade do que eles vivem no dia a dia. Tudo o que eles estão conhecendo aqui, será levado para o resto da vida". A prefeita ressaltou que a criatividade é de grande importância para prender a atenção dos alunos, principalmente em um mundo tão tecnológico. "O que tem de diferente, Carambeí traz para dentro da sala de aula, fazendo com que o aluno tenha vontade de estudar, de se empenhar, de aprender e de estar presente na educação".
Carambeí, ao lado de Jaguariaíva, é o município que está há mais tempo ininterrupto no projeto Vamos Ler. Neste ano, mais de 300 prêmios serão distribuídos para os alunos e professores vencedores. Você pode acompanhar mais detalhes sobre a premiação na live do Portal aRede:
Sob supervisão de Mário Martins