Progresso de Ponta Grossa aumenta demanda por planejamento urbano
Modernização da gestão urbana e segurança jurídica são destacados pelo presidente do Iplan como ferramentas que auxiliam o crescimento organizado do município

À frente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), o presidente Rafael Mansani destaca que o município consolidou um ambiente favorável aos negócios ao investir na atualização da legislação, na digitalização dos processos e na desburocratização dos serviços relacionados ao desenvolvimento urbano.
Nos últimos anos, o município promoveu uma série de adequações legais que permitiram tornar mais ágil a aprovação de projetos, a abertura de empresas e a tramitação de empreendimentos imobiliários. Hoje, todo o processo urbanístico está concentrado no Iplan, oferecendo ao empreendedor acompanhamento digital de cada etapa, desde o protocolo até a emissão do alvará. “O poder público não pode atrapalhar; ele precisa ajudar quem quer investir”, diz Mansani.
Outro avanço apontado pelo presidente do Iplan é a modernização da ferramenta do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). “O EIV permite solucionar os impactos antes que eles aconteçam. Nosso objetivo é garantir que o crescimento não traga transtornos para as pessoas, mas desenvolvimento com organização”.
Equipe técnica amplia com novos projetos
O fortalecimento institucional do Iplan também acompanha esse novo momento da cidade. Desde 2024, o instituto ampliou significativamente sua estrutura técnica, passando de uma equipe enxuta para cerca de 70 profissionais nas áreas de planejamento urbano, arquitetura, engenharia e análise. “Nós ampliamos o Iplan para acompanhar o crescimento de Ponta Grossa”, afirma Mansani.
O presidente do instituto também destaca a aproximação com entidades representativas da sociedade civil, a exemplo das associações, as construtoras e imobiliárias. Segundo Mansani, a abertura de diálogo tem permitido aperfeiçoar processos para atender aos interesses da população.
Entre os projetos recentes estão a implantação do Manual de Calçadas, que padroniza a acessibilidade urbana, a atualização do Código de Obras, e programas que facilitam a regularização de imóveis e agilizam procedimentos administrativos.
O presidente do Iplan ressalta que o desafio não é apenas crescer, mas garantir que esse desenvolvimento ocorra de forma organizada, preservando a qualidade de vida da população e preparando a infraestrutura para o futuro. “Ponta Grossa oferece segurança jurídica, mão de obra qualificada, universidades e qualidade de vida”, declara o gestor ao listar razões para os investidores se interessarem por uma Ponta Grossa moderna e sustentável.
Sobre a PG Competitiva
A revista PG Competitiva, publicação especial do Grupo aRede, apresenta empresas, lideranças e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa. Com o tema “Ponta Grossa: lugar bom para investir”, a 16ª edição celebra os 203 anos do Município e reúne reportagens e entrevistas que evidenciam histórias de empreendedorismo, inovação e expansão empresarial. O projeto valoriza organizações que geram empregos, atraem investimentos e fortalecem a competitividade do município, consolidando Ponta Grossa como um dos principais polos de crescimento, logística e oportunidades do Paraná.





















