Alunos de Ortigueira têm aula prática no laboratório
Investigação sobre microrganismos, com foco nos protozoários, movimentou pequenos cientistas do quarto ano da Escola do Campo Libertação Camponesa
Publicado: 19/09/2024, 14:40
O quarto ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, da professora Nébia Regini Dutra, desenvolveu uma atividade sobre microrganismos. A docente cita que, trabalhando em sala esse assunto, além dos protozoários, os alunos indagaram a possibilidade de ir ao laboratório ver esses espécimes no microscópico.
“Em conversa com o professor do colégio estadual, marcamos uma visita no laboratório de ciências para observar colônias de microrganismos previamente cultivadas pelo professor. No momento da aula, no laboratório, o professor mostrou os protozoários e os microrganismos no microscópio de forma individual e refletido na TV do laboratório para que toda a turma pudesse ver”, aponta a educadora.
Nébia cita que os alunos tinham que preencher uma tabela de sua apostila na disciplina de Ciências que apontava ‘3 colunas: Local de coleta- Como você imaginou? – o que você observou?’. Durante as anotações, explica a professora, os estudantes trocavam informações sobre o que estavam observando e em quais locais estavam presentes os protozoários e microrganismos, além dos lugares observados na aula.
GALERIA DE FOTOS
“As crianças ficaram curiosas e empolgadas para saber quais os nomes dos microrganismos e se eles causavam males À saúde e bem-estar seu e de sua família. As explicações foram costuradas com atividades práticas: como comer alimentos sem lavar, lavar as mãos, colocar a mão na boca, lavar os objetos pessoais, cozinhar os alimentos no ponto certo e outras atividades onde podemos encontrar os microrganismos”, complementa a docente.
Por fim, a educadora cita que as atividades foram acompanhadas pela diretora da instituição de ensino, Sandra Santos, e pela secretaria Priscila Gabriela, que fotografaram a aula e participaram da observação no microscópio.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.