Alunos de Castro exploram a matemática na natureza
Quarto ano B da Escola Professor Bernardo Litzinger pôde explorar conceitos geométricos presentes no cotidiano, com visita a centro poliesportivo e dinâmicas diferenciadas
Publicado: 27/06/2024, 16:00
O quarto ano B da Escola Municipal Professor Bernardo Litzinger, em Castro, da professora Ivonete Aparecida Kuster de Lara, desenvolveu um trabalho de matemática de forma lúdica, divertida e prática. A docente comenta os principais tópicos da proposta, que contou com atividades em sala e saída a campo para investigação de resultados.
“Retas, formas, ângulos? Vamos fazendo as descobertas. Montar, medir, contornar, planas ou sólidas? Enfim, geometria presente em nossa vida. Para iniciar o conteúdo, pedi que os alunos observassem as diferentes formas em seus lares e no trajeto realizado até chegar à escola. Ao socializar, comentaram das variadas coisas vistas pelo caminho. Ao serem instigados, começaram a fazer relação com as formas geométricas mais conhecidas. De forma gradual, fomos aprimorando os conhecimentos e conceitos, enfatizando de forma prática essa temática”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Ivonete elenca que os estudantes perceberam a diferença entre os sólidos planos e suas nomenclaturas conforme o número de lados, se eram arredondados ou retos. Exploram o tangram, criaram outros formatos com peças, utilizaram desenhos diversos para adquirirem mais noções, além de conhecerem os tipos de retas e onde são utilizadas. Na sequência, visitam o Centro Poliesportivo do Caramuru, onde cada aluno levou seu celular com o propósito de fotografar as diferentes formas, sempre relacionando com a teoria.
“As fotos foram selecionadas e impressas para que pudéssemos utilizar nas aulas, as quais teriam que observar e registrar quais tipos de retas, medir os ângulos e tentar construir um sólido a partir das imagens. Foi um momento muito especial, pois construir sobre suas próprias criações a compreensão vai muito mais além do que uma aula expositiva ministrada pelo professor. Cada um foi identificando e conceituando cada detalhe presente na imagem. Foram utilizados outros recursos para reiterar o conhecimento”, complemente a professora.
Por fim, a docente elenca que o aluno, quando protagoniza seu próprio conhecimento, seu aprendizado se consolida de forma interessante e significativa, fazendo descobertas e percebendo o sentido daquilo que está aprendendo. “A assimilação do conteúdo é certo e leva para a vida toda. Investir no protagonismo do aluno não se perde tempo, ganha. Essa turma arrasa em tudo o que é proposto. Parabéns”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Bernardo Litzinger clicando aqui.