Turma de Ipiranga se inspira na história para celebrar o Dia da Mulher
Com a realização de uma dinâmica especial, os alunos do quinto ano da Escola Indalécio Lemes conheceram mais sobre a história de lutas e conquistas femininas ao longo do tempo
Publicado: 15/03/2024, 19:50
Os alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, orientados pela professora Joeliza Schreiner, realizaram atividades temáticas envolvendo o Dia Internacional da Mulher. Segundo a docente, inicialmente a turma definiu os temas para homenagear as mulheres, de acordo com as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática.
Na sequência, os alunos escolheram as mulheres em que iriam se inspirar. “Começamos com História, pesquisamos com os recursos digitais e livros físicos a origem e história propriamente dita das mulheres escolhidas, com Geografia estudamos a fundo os locais em que nasceram. Em Língua portuguesa, usamos o gênero textual biografia para entendermos suas vidas e obras, e em Matemática estudamos uma forma mais social e política, vimos com gráficos e porcentagens, os dados de mulheres que sofrem de violência doméstica e a desigualdade de salários entre mulheres e homens”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, os alunos escolheram as figuras inspiradoras para a atividade. A aluna Sibele Novaski escolheu Frida Kahlo. Já Eliabe Fernando escolheu Mariele Franco. Davi Henrique escolheu Marie Curie. Adrian Marcos escolheu Malala Yousafzai. Renan Diego optou por Clarice Lispector. Nicolas De Almeida por Joana D’Arc e Jackson Emanuel escolheu Valentina Tereshkova.
Em seguida, cada aluno ficou responsável por colorir retratos. Após realizarem a tarefa, foi hora de compartilhar as pinturas e iniciar uma conversa sobre quais pontos mais chamaram a atenção dos alunos. “Por fim, criamos um cartaz colando os retratos e descrevendo um pouco das biografias estudadas. Colocamos em exposição, marcando o fim desta semana dedicada a estudos com temáticas sociais focadas nas mulheres, que irão inspirar meus alunos a serem pessoas fortes e determinadas, assim como as mulheres estudadas em sala", complementou a educadora.