Alunos gravam vídeos e mostram leitura com a família em Reserva
Quartos anos B e C da Escola Coronel Rogério Borba vêm desenvolvendo importante proposta para tornar hábito mais abrangente; professora traz produções selecionadas ao Vamos Ler
Publicado: 12/03/2024, 16:15
As turmas de quartos anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, a professora Vera Lucia Cione Campos, desenvolveram uma atividade de leitura em família com histórias. Segundo a docente, o objetivo principal foi de incentivar o hábito de ler de diversas formas, fora do ambiente escolar, mantendo contato com os livros no ambiente familiar.
“Iniciando o ano letivo, faz-se necessário motivar os alunos para o desenvolvimento da leitura. Uma das formas encontradas pela professora regente foi emprestar livros da biblioteca escolar, o qual as crianças levarão para a casa e farão a leitura. O livro escolhido foi ‘Fábulas de Esopo’, da escritora Ruth Rocha”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Vera elenca que os alunos farão a leitura em família, enviando um vídeo para a professora, que fará a seleção dos dois melhores, encaminhando ao projeto Vamos Ler. Pretende-se assim, aponta a educadora, incentivar o contato das crianças com os livros, enfocando a importância de ler, ouvir e contar histórias no desenvolvimento infantil.
“Quando a criança lê para alguém, ela desenvolve a capacidade de viajar na imaginação, adentrando um mundo encantado, adquirindo e desenvolvendo a capacidade de interação com a sociedade. Os livros contribuem para o desenvolvimento emocional e cognitivo, auxiliando na percepção de que cada um faz e tem a sua própria história e os torna atores dela”, complementa a docente.
Por fim, a professora cita que, em especial, a leitura em casa proporciona interação de pais e filhos, além de desenvolver o hábito familiar de ler juntos, reforçando e estabelecendo vínculos familiares mais afetivos. “Foi gratificante receber e poder compartilhar no projeto Vamos Ler vídeo maravilhosos realizados pelos alunos e seus familiares”, conclui Vera.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.