Bicentenário de PG é tema de entrevistas em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Bicentenário de PG é tema de entrevistas em Teixeira Soares

Videoaula especial da Unimed Ponta Grossa e Vamos Ler – Geração Digital sobre o bicentenário conciliaram com trabalhos sobre reportagem no 5º ano A da Escola do Campo Machado de Assis

VÍDEO
Trabalho em sala e com os familiares rendeu ampla matéria jornalística dos estudantes | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, da professora Valdinéia Mendes Pires, desenvolveu um trabalho com foco nas entrevistas por meio da videoaula especial do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre os 200 anos do município ponta-grossense. A docente relata os principais aspectos.

“Dando sequência às atividades do ano letivo de 2023, precisamente terceiro trimestre, logo foi deparado com o tema reportagem. Seguindo o planejamento trimestral, por coincidência o conteúdo bateu com a proposta do projeto Vamos Ler. Percebi que o tema proposto era interessante e resolvi unir o útil ao agradável, desenvolve com meus alunos um trabalho incrível sobre a proposta. Os alunos se sentiram motivados para a realização do mesmo”, destaca a educadora.

Valdinéia aponta que a reportagem é um conteúdo amplo que pode ser explorado de várias formas em sala de aula, despertando curiosidade e interesse por parte dos alunos. Assim, a turma deveria produzir um roteiro para edição de reportagem digital acerca do assunto de interesse da turma por meio de buscas de informações, imagens, áudios, vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero, e também considerando a situação comunicativa ao tema e assunto proposto, afim de organizar ideias principais vetadas para posterior produção textual.

“Alguns alunos fizeram entrevista com familiares e amigos sobre os 200 anos de Ponta Grossa e seus locais turísticos, e também foi feito um debate, um seminário, onde cada dupla pôde apresentar sua pesquisa do seu local, o qual foi feito sorteio pela professora. Todos se dedicaram ao máximo, pois muitos deles nem conheciam esses lugares, e despertou a vontade em conhecerem futuramente”, comenta a professora.

A educadora também cita que a proposta foi de grande aprendizado, com o seminário realizado em formato de sala de aula invertida e, cada um, no dia seguinte, expôs para os demais colegas tudo o que sabiam do local estipulado. Para complementar, deveriam entregar escrito e também um desenho sobre o seu ponto turístico.

“Ressaltando que as duas entrevistas foram o foco principal para ser dada com mais ênfase no projeto Vamos Ler, ressaltando que as duas formas de trabalho foram maravilhosas, uma acrescentou na outra. Foi uma experiência vivida e jamais pesquisa pelos alunos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE