Nasa divulga imagem que mostra dimensão do ciclone em formação no Sul do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Nasa divulga imagem que mostra dimensão do ciclone em formação no Sul do Brasil

Maior rajada de vento registrada em Ponta Grossa foi às 11h15, com ventos de 52,6 km/h

Satélite 'GOES-19' fez o registro da formação do ciclone
Satélite 'GOES-19' fez o registro da formação do ciclone -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ciclone extratropical que se formou sobre o Sul do Brasil no início da semana já provocou ventos intensos e chuva acima de 100 mm por dia em cidades brasileiras. Um satélite da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) registrou o ciclone visto do espaço na manhã desta quarta-feira (10).

O fenômeno surgiu a partir da intensificação da baixa pressão entre o sul do Paraguai, nordeste da Argentina e Rio Grande do Sul na segunda-feira (8). O sistema alcançou a costa do Brasil e deve se afastar em alto-mar na quinta-feira (11).

O satélite meteorológico 'GOES-19' da Nasa mostra a dimensão do ciclone visto do espaço sobre a região Sul e a atividade elétrica das tempestades nesta manhã - as informações são do NDMais.

VENTOS EM PONTA GROSSA

Diante da formação do ciclone, o município ponta-grossense amanheceu nesta quarta-feira (10) com fortes rajadas de vento. Vídeo registrado pelo Portal aRede mostra todo o acontecimento climático.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Ponta Grossa registrou a maior rajada de vento às 11h15, com ventos de 52,6 km/h. Em razão desse cenário, as autoridades de segurança estão de prontidão para atender possíveis chamados ocasionados pelo ciclone extratropical.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA

- Ciclone extratropical registrado pela Nasa: Um satélite da agência espacial norte-americana registrou o ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil, formado a partir de uma área de baixa pressão entre Paraguai, Argentina e Rio Grande do Sul.

- Impactos e trajetória do sistema: O fenômeno gerou ventos intensos e chuva acima de 100 mm por dia em algumas cidades; após alcançar a costa brasileira, deve se afastar para o alto-mar nesta quinta-feira (11).

- Reflexos em Ponta Grossa: O município registrou rajadas de vento de até 52,6 km/h nesta quarta-feira (10), mantendo autoridades em alerta; vídeos do Portal aRede mostram os efeitos do ciclone na cidade.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right