Secretária destaca novidades da Educação em Imbituva
Veranice Eliane Schlender, secretária à frente da rede municipal de ensino, avalia chegada à gestão em 2023, destaca investimentos, ações com a comunidade escolar e traz balanço da atuação no Vamos Ler durante o ano letivo
Publicado: 05/09/2023, 20:17

O Vamos Ler – Geração Digital dá continuidade à série de entrevistas com secretários de Educação da região participantes dos municípios participantes projeto em 2023. Desta vez, a entrevistada é a gestora da pasta municipal em Imbituva, Veranice Eliane Schlender, que assumiu neste ano, trazendo uma série de detalhes e novidades.
Entre as questões abordadas por Schlender estão a avaliação da sua gestão desde que assumiu, os mais variados investimentos, como infraestrutura e valorização profissional, além das mudanças recentes com os recursos tecnológicos.
Série de ações
A secretária avalia os primeiros passos dentro da pasta, após suceder o vice-prefeito Zaqueu Bobato, que estava à frente da Secretaria. “No instante que eu entrei, nós enfrentamos alguns desafios juntamente com ele (Zaqueu), em relação a implantação da terceirização do transporte escolar, que foi uma vitória para o município, mas que exigiu uma organização. Hoje vejo que foi um passo importante para o município, os alunos”, destaca Schlender.
Outros assuntos importantes também ocorreram em apenas poucos meses gerindo a rede municipal de educação: houve a conclusão do concurso de professores, com a chamada de 120 novos colaboradores, tanto na Educação Infantil, quanto na Fundamental. Nesse mesmo contexto, houve a revisão do plano de carreira anterior.
Assista a live completa da secretária Veranice Schlender clicando aqui.
Dois processos também contribuirão para alavancar a questão educacional de Imbituva: a implementação do Centro de Atendimento Especializado, no antigo prédio da Secretaria de Educação, com disponibilidade de profissionais da educação, fonoaudiologia e psicologia. E, para complementar, a secretária cita a implantação gradual do ensino integral, com perspectiva de atingir seis escolas já em fevereiro de 2024.
A tecnologia, sem deixar de lado o aspecto humano, tátil, lúdico, também foi destaque. “Temos projeto para o próximo ano das escolas aproveitarem as salas de informática, onde tem computadores, notebooks, ampliar para que haja uma inserção melhor e um entendimento maior da criança em relação a toda parte tecnológica”, pontua Schlender.
Para fechar, a secretária dá um recado à comunidade escolar imbituvense. “Parabenizar os alunos pelo empenho, garra, vontade de aprender, buscar coisas novas, desta maneira que vocês vão crescer dia após dia, e aos pais, por estarem incentivando as crianças”, conclui a gestora.
Parceria com o Vamos Ler
Um dos tópicos da entrevista foi o Vamos Ler – Geração Digital que chegou a Imbituva em 2017, retornando em 2021. A secretária cita que, mesmo com pouco tempo, já vê os resultados. “Eu agradeço ao projeto e aRede, realmente tem sido de grande importância, eu tenho acompanhado nestes seis meses, vejo a alegria das crianças ao participarem do projeto”, relata Schlender. A gestora cita que os professores têm atuado de forma efetiva, contextualizando com outras iniciativas educacionais, citando uma proposta sobre a história dos dinossauros. “É maravilhoso ter este meio para divulgar este trabalho. Então, tenho observado a fundamental importância que essa parceria que nós temos com vocês”, complementa.