Características folclóricas têm amplo estudo em Imbituva
Foco imersivo e com grande participação dos alunos de quintos anos A e C da Escola São Miguel Arcanjo contribui para mostrar importância da cultura nacional
Publicado: 24/08/2023, 13:25
A turma de quinto A da Escola Municipal São Miguel Arcanjo, em Imbituva, da professora Elisângela Beraldo Homiak, em parceria com a classe ‘C’, desenvolveram um trabalho sobre o folclore, com a necessidade de manter viva a cultura popular que é muito vasta, segundo a docente. A dinâmica inclui a pesquisa de lendas, provérbios, músicas, adivinhações, comidas típicas, danças e brincadeiras.
“Foi realizada a montagem de painéis com diversas lendas brasileiras, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer cada lenda, onde cada um explicou para os colegas. Confeccionaram dobraduras de origami. Também foram realizadas várias brincadeiras, como cantigas de roda, passa anal, cabra-cega. Conheceram alguns brinquedos como o vai-e-vem, cata-vento, bilboquê”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Elisângela cita que a experiência foi de extrema importância para o conhecimento e valorização do folclore, que muitas vezes passa despercebido ou é trabalhado de forma superficial.
“Uma das alunas ficou impressionada com a lenda do boi Bumbá. Livya relatou dessa maneira: 'Professora, fiquei muito triste ao saber que o escravo sacrificou o boi mais lindo do seu patrão só porque a sua esposa estava grávida e queria comer a língua do boi’. Relatou que nunca tinha ouvido falar sobre a história e que despertou nela muito interesse”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola São Miguel Arcanjo clicando aqui.