Projeto de leitura em São João do Triunfo amplia autoconfiança
Por meio de reportagens do Portal aRede, videoaula do Vamos Ler em parceria com o IMM sobre o tema e diversas dinâmicas, quarto ano B da Escola Fênix pôde ampliar horizontes
Publicado: 02/08/2023, 17:05
O quarto ano B da Escola Municipal Fênix, em São João do Triunfo, da professora Salete Regina Janiaki, desenvolveu uma atividade sobre leitura que contou com a busca de reportagens no Portal aRede. A docente destaca que a turma também pôde assistir à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre a autoconfiança.
“Estamos avançando com o projeto de leitura com as crianças como leitoras para outras pessoas em seu convívio diário: na sua sala de aula, para seus colegas, em sua casa, para sua família, e em outras turmas da escola, para despertar o gosto da leitura nelas também. Pesquisando os trabalhos disponíveis, foi possível observar que existem vários temas que possibilitam produções maravilhosas através da leitura”, elenca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Salete relata que a videoaula auxiliou muito nas discussões sobre o que nos deixa com insegurança ou vergonha de expor nossas ideias, medo de contar o que está incomodando em relação a algum problema vivenciado, sendo proposta na sequência uma pesquisa na internet, em conjunto com o material didático em sala de aula acerca de provérbios, realizando leitura em grupo e interpretação de cada escolha feita, finalizando com trabalhos expostos em mural.
“Utilizamos o jogo de tabuleiro para ler palavras classificadas em ditongo e hiato. Cada criança se esforçou muito, a autoconfiança foi fundamental durante o jogo para ler a palavra corretamente, marcar ponto e vencer o jogo, além de fixar o conteúdo de forma divertida. O desafio de ler para o outro foi lançado, deixei as crianças livres para escolherem a história que contariam. Então, de forma tímida, poucos alunos manifestaram interesse, mas no decorrer da apresentação outros alunos mostraram-se animados em ler também”, complementa a professora.
Para concluir, a docente cita que o trabalho foi finalizado na semana com uma tradicional visita à Biblioteca Municipal, ”emprestados títulos conforme interesse, permanecendo no local para ler às sinopses e escolher com calma, depois aproveitamos o tempo ao ar livre para ler no parque”, conforme conclui a educadora.