Veja como são os lobos ressuscitados que estavam extintos há 10 mil anos
Startup anunciou o feito histórico nesta segunda-feira (7); lobos ficaram conhecidos na série Game of Thrones
Publicado: 07/04/2025, 23:08

Pela primeira vez na história, uma espécie extinta voltou a caminhar sobre a Terra. Em 1º de outubro de 2024, nasceram Remus, Romulus e, posteriormente, Khaleesi — três filhotes de lobo-terrível (dire wolf), um predador pré-histórico que desapareceu há mais de 10 mil anos. O feito foi realizado pela startup americana Colossal Biosciences.
Os lobos-terríveis habitaram as Américas e deixaram fósseis em regiões como Venezuela, Estados Unidos e Canadá. Embora menores que os lobos-cinzentos, eram animais robustos e podiam pesar até 80 kg. A espécie ganhou popularidade na cultura pop como símbolo da 'Casa Stark', na série Game of Thrones e na música 'Dire Wolf', da banda Grateful Dead.
O renascimento da espécie só foi possível após a reconstrução completa de seu genoma, feito com DNA extraído de fósseis com até 72 mil anos. Utilizando técnicas avançadas de edição genética com a tecnologia CRISPR, os cientistas conseguiram reintroduzir a espécie - veja mais detalhes aqui.
A Colossal Biosciences comemorou o marco como um avanço para a ciência, a conservação e a restauração ecológica.
"Desde o início, nossa missão foi clara: revolucionar a história e ser a primeira empresa a usar a tecnologia CRISPR com sucesso na desextinção de espécies perdidas."