Turma empreende com festejos juninos em Piraí do Sul
Projeto de empreendedorismo foi unido à tradição da festa junina pelas turmas de 4º ano B e 5º ano A da Escola Pirahy, trazendo resultados importantes, diversificados e interdisciplinares
Publicado: 07/07/2023, 16:30
As turmas de quarto ano B e quinto ano A da Escola Municipal Pirahy, em Piraí do Sul, da professora Cristina Aparecida de Oliveira Cordel, puderam unir conceitos dentro de um projeto de empreendedorismo com as festividades juninas. A docente explica que, aproveitando o interesse dos alunos em relação ao período festivo, proporcionou integração entre eles, visto que festas juninas estimulam competência importantes para sociabilização, como cooperação, paciência e respeito.
“Também, foi possível conhecer as culturas de diferentes regiões brasileiras ao celebrar os festejos. Foi desenvolvido ao longo das últimas semanas, trabalhos com diferentes gêneros textuais, como poesias, confecções de cartazes, convites escritos e audiovisuais, receitas de comidas típicas da festa, entre outros. Foi trabalhado na disciplina de Artes o conteúdo em dança, quadrilha, dramatização do teatro, casamento na roça, produzidos enfeites juninos para a festividade e participado de brincadeiras típicas como pescaria, pula fogueira, etc”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Cristina também destaca que, para ampliar os conhecimentos sobre conceitos matemáticos, houve o trabalho de medias de grandeza e de tempo na elaboração de um cronograma festivo, produções de tabelas par análise, qual seria o melhor produto a ser comercializado pela turma. O brigadeiro foi o doce escolhido e, em conjunto, os estudantes analisaram os gastos a serem gerados e possíveis lucros obtidos.
“A escola realizou o festejo no dia 24 do mês de junho, onde foi convidada toda a comunidade escolar. A professora Cristina organizou uma barraca onde supervisionava os seus alunos que eram responsáveis pela venda direta ao comprador, e eram responsáveis por toda a negociação, desde calcular o valor do produto, até entregar o troco correto”, complementa a docente.
A professora pontua que outros educandos ficaram responsáveis pela apresentação teatral e condução da encenação da quadrilha junina. “Nesse processo, os estudantes ampliaram e atualizaram as suas informações prévias, atribuindo novos significados a seus conhecimentos, por meio da prática em situações relevantes do cotidiano. Uma aprendizagem significativa ocorreu naturalmente e foi percebido um comprometimento e uma alegria em fazer parte da elaboração dos festejos escolares”, conclui Cristina.