Dinâmica prática valoriza o papel feminino em escola de PG
As turmas dos quartos anos da Escola Municipal General Aldo Bonde realizaram atividades voltadas ao protagonismo feminino em nossa sociedade
Publicado: 12/06/2023, 14:23
Os alunos dos quartos anos da Escola Municipal General Aldo Bonde, com orientação da professora Lucilaine Machado, deram continuidade ao cronograma de aulas coletivas. Desta vez, os temas abordados foram as mães, a mulher e as profissões. Segundo relato da docente, foram planejadas ações no coletivo e cada educadora organizou uma atividade de acordo com a realidade de sua turma.
Os estudantes realizaram entrevistas com duas mães, que foram convidadas por terem profissões ditas masculinas. Assim, em sala, as crianças conversaram com duas seguranças. Lucilaine relatou que as crianças foram protagonistas e o momento foi de indescritível importância. Por a atividade ter sido realizada próximo ao dia das mães, os alunos confeccionaram diariamente cartões com frases motivacionais e de agradecimento para incrementar a apresentação especial referente a data. Aproveitando a temática da atividade, duas professoras estagiárias participaram das dinâmicas, visto que tem a vivência de mãe e filha e que trabalham e estudam juntas. Dessa forma, foram desenvolvidos conceitos como os trabalhos multifacetários das mulheres, as diferenças de faixas de idade e oportunidades de acesso.
GALERIA DE FOTOS
Seguindo a proposta, mãe e filha representaram todas as mulheres que trabalham na escola e que por vezes se anulam em prol do bem estar de filhos de outras mulheres e mães. “Foi uma forma de expressar o respeito a todas as mulheres da comunidade escolar”, contou Lucilaine.
Após as apresentações, as turmas se encontraram novamente no saguão da escola, para uma roda de conversa que teve como convidadas especiais as duas professoras, mãe e filha. “Neste momento da aula trabalhamos a educação socioemocional, utilizamos os mesmos moldes das outras palestras realizadas, convite, biografia, cartão de agradecimento, mas também priorizamos algumas dinâmicas emocionais. Assim, as crianças cantaram para as professoras e realizamos a dinâmica do espelho”, explicou a docente.
Lucilaine contou que as dinâmicas representaram uma das aulas mais emotivas que participou e que agregaram afetividade e estímulo ao respeito para os alunos. “Vejo muita importância em mostrar e quantificar para as crianças que mulheres podem exercer as funções que desejarem. E que é possível transformar seu contexto através da educação, afinal a realidade posta a eles precisa de ruptura, e isso só acontecerá através da educação de qualidade e da transmissão do conhecimento, assim nosso papel aqui é estimular o pensar autônomo”, complementou a professora.