Dia dos Povos Indígenas tem amplas ações em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Dia dos Povos Indígenas tem amplas ações em Reserva

Quarto e quinto anos ‘B’ da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos puderam imergir mais nas características do tema, realizar apresentações e fazer uma saborosa degustação

VÍDEO
Trabalho teve grande mobilização dos educandos e resultados concretos | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dia dos Povos Indígenas teve grande repercussão nas turmas ‘B’ de quarto e quinto anos da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva. A coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Simone Vieira dos Santos, destaca o trabalho das professoras Marinéia Domareski e Maria Lúcia Betim (5º e 4º anos, respectivamente).

“O objetivo foi de conhecer e valorizar a cultura deles no Brasil, levar os alunos a refletirem sobre a importância da preservação da história e dos costumes dos povos indígenas, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, e estimular a criatividade e a expressão cultural”, aponta pedagoga.

Simone pontua que ambas as educadoras trabalharam a interpretação e atividades com os educandos dos povos indígenas brasileiros, com destaques às principais características, costumes, tradições e importância da preservação de suas culturas. Assim, montaram uma exposição com objetos e alimentos da cultura indígena, apresentando o resultado aos colegas da escola, o que incluiu uma saborosa degustação de um alimento típico: a paçoca.

Já a professora Marinéia cita que seu quinto ano B teve como objetivo a introdução dos alunos na cultura, história e tradições dos povos indígenas brasileiros, dividindo a aula em várias atividades que contribuíram para que a turma entendesse melhor a importância do dia para o valorizar.

“Em sala de aula foi apresentada a data comemorativa do Dia dos Povos Indígenas e explicada sua origem e significado. Em seguida, foram mostrados alguns mapas e fotos que ilustravam a diversidade dos povos indígenas no Brasil, enfatizando que existem mais de 300 etnias indígenas no país, cada uma com sua cultura e tradições únicas”, elenca a docente.

A educadora cita que a classe também pesquisou a história, cultura e tradições indígenas, preparando uma apresentação a toda instituição de ensino. Neste momento, complementa Marinéia, os alunos compartilharam o que aprenderam com os demais, além de também citar a degustação da paçoca.

“Em resumo, a aula sobre o Dia dos Povos Indígenas no 5º ano foi uma oportunidade para os alunos se aprofundarem na história, cultura e tradições dos povos indígenas do Brasil. Através de atividades práticas e reflexões, eles puderam aprender sobre a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural do país”, finaliza a professora.

E, para fechar, o relato de Maria, à frente do quarto ano B, traz que durante a semana houve leitura intensificada sobre o tema, como a diversidade de etnias, línguas, principais costumes, tradições, preservação de suas culturas, aprofundando o conhecimento por meio de contextualização em diversas dinâmicas.

“As atividades propostas tiveram como objetivo resgatar o interesse dos alunos, ensinando-os a valorizar a causa indígena, pois nós, como sociedade, temos muito a aprender com a diversidade e a riqueza de conhecimentos dos povos originários do Brasil. Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar contando com as tradições de seu país, em especial o Brasil, que apresenta uma rica cultura, buscando a valorização e preservação”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE