Coluna Fragmentos: Fraternidade e Sociedade | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: Fraternidade e Sociedade

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

No JM de 05 de junho de 1977 encontra-se o registro da comemoração do jubileu de ouro de João Alves Pereira na Maçonaria
No JM de 05 de junho de 1977 encontra-se o registro da comemoração do jubileu de ouro de João Alves Pereira na Maçonaria -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A maçonaria é uma associação voluntária de homens livres que surgiu na Europa ainda nos tempos medievais, chegou ao Brasil juntamente com os colonizadores portugueses no século XVI e teve grande influência na vida política brasileira sobretudo a partir do século XIX.

Em Ponta Grossa a primeira Loja Maçônica foi a Estrella do Paraná. Criada em 1874, ela existiu por poucos anos. Em 10 de outubro de 1897 os maçons ponta-grossenses reuniram-se para fundar a Loja Amor e Caridade, hoje a mais antiga em funcionamento na cidade.

Em 1912 a Amor e Caridade iniciou as obras para a construção de sua sede na rua Sant’Ana, proximidades da Praça Barão do Rio Branco. Apesar de a Loja funcionar no mesmo lugar até os dias atuais, na década de 1980 a sede original foi demolida e em seu lugar foi construído um prédio no qual também funcionam diversos estabelecimentos comerciais, reservado os dois últimos andares para a Loja.

De acordo com o historiador Orlando Antônio Cestaro, que escreveu sobre a história dessa organização em nossa cidade no terceiro volume  da série Visões de Ponta Grossa (Editora UEPG, 2003), entre as ações mais destacadas da Amor e Caridade nas décadas iniciais do século XX estão a construção de diversas escolas, creches e do Abrigo de Menores que, na década de 1930, transformou-se no Colégio Agrícola Augusto Ribas.

Em razão do aumento do número de maçons em Ponta Grossa, em março de 1950 foi criada, nas proximidades da Praça Duque de Caxias, a Loja Luz e Verdade. Entre os fundadores dessa Loja estavam: João Alves Pereira, Abrahan Federman, Manoel Wambier entre outros. Ainda na década de 1950 a Luz e Verdade mudou sua sede para a rua Hinon Silva mantendo-se no mesmo local até a atualidade.

A partir da década de 1950, em razão do crescimento do número de ponta-grossenses afiliados à maçonaria, foram surgindo novas Lojas na cidade como a Alexander Fleming, a Vila Velha, a XIV de Julho, a Fraternidade dos Campos Gerais, a Unidade Ponta-Grossense, a Miguel Abrão Ajuz Neto e a Voltaire. Atualmente estima-se que existam 300 maçons em Ponta Grossa, que se distribuem em 13 Lojas.

.

O material original, com mais de 170 colunas, será republicado na íntegra e sem sofrer alterações. Por isso, buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material apresentará elementos e discussões datadas por tratarem-se de produções com mais de uma década de lançamento. Além das republicações, mais de 20 colunas inéditas serão publicadas. Completando assim 200 publicações.

Publicada originalmente no dia 24 de agosto de 2008.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE