Turma de Jaguariaíva trabalha com 'seu lugar no mundo'
Atividades em Geografia nos quintos anos A e B da Escola Antônio Fanchin trouxeram conceitos importantes de localização espacial, mas também de contextos sociais
Publicado: 20/03/2023, 11:25
Os quintos anos A e B da Escola Municipal Antônio Fanchin, em Jaguariaíva, sob coordenação da professora Ester Barbosa de Lima, vem desenvolvendo atividades voltadas ao ‘Brasil no mundo’. A docente cita que o objetivo é desenvolver na turma as possibilidades de compreender nosso próprio mundo, partindo de tudo que nos cerca, além do aluno se reconhecer como sujeito integrante do espaço vivido, bem como perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivências.
“Os estudo contemporâneos trazem como teste principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos, trazendo uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de cultura”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Outro ponto elencando por Ester é que, por fim, os educandos podem entender a respeito das dimensões dos lugares em que estão inserindo, sempre aumentando – rua no bairro, bairro na cidade, cidade no estado, estado no país, país no continente e continente no planeta Terra. Dessa forma, a aula iniciou a leitura da letra da música ‘Ora Bolas’, de forma oral, coletiva e em forma de jogral. Houve, também, o vídeo ‘Palavra Cantada’, com interpretação da canção. E, por fim, no livro didático, os alunos interpretaram descritiva e coletivamente o poma.
“Para o aluno entender melhor o seu lugar em que ocupa no mundo, a professora iniciou falando a respeito da palavra ‘lugar’, que é um espaço onde ocupamos e que devemos compreender o espaço como afetivo ou familiar. Por exemplo: como a rua que você mora, uma praça que você frequenta muito e a sua própria casa. Para entender melhor o lugar que ocupamos no mundo, assistimos o vídeo que conta sobre ‘A casa de Arthur’”, complementa a professora.
Assim, a docente questionou os alunos para reflexão: nome da sua rua; nome da cidade, parques e municípios vizinhos; nome do estado e outros que compõem a região Sul; localização do estado no mapa do Brasil; nome do Distrito Federal e sua localização no mapa brasileiro; onde o aluno nasceu; localizar a nossa nação no mapa-múndi. “Após os questionamentos, os alunos desenvolveram em sala trabalhos, por meio do lúdico, os conceitos de lugares”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Antonio Fanchin clicando aqui.