Projeto de leitura agrega conhecimento em Reserva
Diversos benefícios educacionais e pedagógicos vêm de encontro com iniciativa nos 4º e 5º anos da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra
Publicado: 28/10/2022, 09:18
As turmas de 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Reserva, vem trabalhando com questões no foco à leitura. Segundo a professora Adriane Zubek, este hábito é complexo e transformando, construindo conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão. Assim, a educadora e a diretora Maria Egisleine Schreiner vêm trabalhando em conjunto um projeto de leitura.
O objetivo, relata a docente, é valorizar a linguagem oral e escrita como vínculo de comunicação, incentivando a criatividade, raciocínio e imaginação, abrindo nova visão de mundo. “A leitura está sendo encarada como principal processo de construção de conhecimentos e saberes, abrindo novos horizontes em relação à aprendizagem”, aponta Adriane.
GALERIA DE FOTOS
Assim, vários livros com diferentes gêneros textuais forma selecionados, com um cantinho da leitura montado para, uma vez por semana, os educandos escolherem livros para levarem para a casa, lendo e fazendo uma síntese, representando com desenhos e depois apresentando para a diretora um resumo feito a partir da leitura do livro. “Trabalhando a leitura de forma lúdica, podemos concluir que quando a criança participa, ela adquire conhecimentos para ir além do esperado, tornando cada vez mais apto e criativo na hora de produzir”, conclui a professora.
Já a diretora relata que a escola tem como meta colocar os alunos “em contato direto com o mundo mágico para voar na imaginação”, abrindo espaço para leitura e interpretação, tendo a participação das crianças como fundamental para construção de saberes que se transformam em suportes para a aprendizagem – onde o hábito de ler valoriza as linguagens oral e escrita, arrecadando valores para o futuro da sociedade”.
“O projeto de leitura trabalhado durante o ano trouxe benefícios para os alunos que, de forma concreta, adquiriram conhecimentos e autonomia para o futuro, tornando-os cada vez mais criativos na hora de produzir, pois os alunos desenvolveram o hábito de ler e interpretar de maneira lúdica e criativa, valorizando a diversidade de saberes e transformando as informações em conhecimentos”, conclui Maria Egisleine.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Frei Henrique de Coimbra clicando aqui.