Projeto de justiça leva grande aprendizado à turma em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de justiça leva grande aprendizado à turma em Reserva

Questões sociais, voltadas à cidadania, Poder Judiciário, além de um júri simulado, compuseram amplo trabalho do 5º ano B da Escola Elvira Rosas

Proposta levou conhecimento e cidadania aos alunos
Proposta levou conhecimento e cidadania aos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o tema ‘Bullying na Escola’, o 5º ano B da instituição de ensino Municipal Elvira Rosas, dentro do projeto ‘Justiça e Cidadania se aprende na escola’, sob coordenação do professor Lindomar Rosa, desenvolveu uma ampla ação. Segundo o docente, a proposta ocorre com os alunos das séries inicias, nas faixas etárias de quatro a 12 anos de idade.

“Sempre há a necessidade de esclarecermos e alertá-los sobre os riscos de serem vitimados por esse pensamento de que a justiça pouco ou nada resolve os problemas que aflige uma parcela considerável de nossas crianças e seus familiares, considerando nosso público-alvo vulnerável devido a muitos fatores, tais como: exposição à marginalidade, falta de expectativa de uma vida melhor, situação financeira precária, desinformação quanto aos seus direitos e deveres dentro da sociedade tanto dos pais e/ou responsáveis, entre outros”, destaca o educador.

Lindomar justifica que o projeto é necessário devido ao grande número de ocorrências não condizentes com o que se espera de uma geração de crianças que, diariamente, recebem informações dentro da escola. Contudo, uma parcela considerável delas não as assimilam, tornando sua conduta desviada do desejado pela sociedade.

“Talvez por estarem expostos em seu dia a dia aos mais diversos fatores que os influenciam a partir para a marginalidade, tais como: as mídias sem uma supervisão dos seus responsáveis, a falta de uma referência familiar positiva, carência afetiva, a crença na impunidade ao praticar um malfeito, o descrédito na justiça pregado por alguns meios midiáticos, entre outros. Diante disso chegou-se à conclusão de que deveríamos, nós enquanto escola, trabalharmos mais profundamente esse tema a fim de resgatar o amor e o respeito pelo Poder Judiciário e consequentemente pela justiça”, relata o professor.

O objetivo geral, assim, foi de fazer com que os alunos tornem-se cidadãos responsáveis, comprometidos com a Justiça e Cidadania, além de saberem seus direitos e deveres, ganhando gosto e simpatia em carreiras no meio jurídico, contribuindo para um mundo mais justo para todos em uma sociedade que está sedenta por justiça de modo geral, conforme elenca o docente.

“Num primeiro momento foi explanado junto aos alunos a importância de se debater e trabalhar o assunto (Justiça e Cidadania também se aprende na escola) na escola, e que se os mesmos tinham ideia do que se tratava o assunto. Foi também exposto um texto no quadro negro com questionário a ser respondido pelos alunos em sala, afim de compreenderem quais são os poderes que nos governam es em seguidas focando o Poder Judiciário como tema principal a ser trabalhado e desenvolvido pela turma. Em seguida foi distribuído materiais didáticos relativos ao tema para os alunos colorirem e resolverem em sala: assistirem a filmes sobre o assunto, o qual os alunos fizeram as atividades propostas”, complementa o educador.

Para fechar, no final das atividades, Lindomar cita que na proposição do projeto houve um júri simulado em sala, com todos os personagens representados pela turma, o que conclui a primeira etapa do projeto. As atividades desenvolvidas incluíram cópia de texto da lousa e questionário a ser respondido; leitura de revistas infantis; colorir e ilustrar revistinhas; assistir a filmes informativos (este últimos três tópicos relacionados ao tema); atividades escrita acerca da temática; e breve bate-papo com os educandos sobre o que foi apresentado.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE