Semana da Criança em PG traz diversão e aspectos sociais
Escola General Aldo Bonde pôde desenvolver ações recorrentes ao Dia da Criança, com inclusão de teorias sobre questões valorativas; docente destaca teoria e prática com turmas
Publicado: 19/10/2022, 14:44
A Semana da Criança movimentou as turmas da Escola Municipal General Aldo Bonde, em Ponta Grossa. A professora do 5º ano E, Lucilaine Machado, comenta que durante o mês, junto às colegas Clarice, Ana Gabriele, Andréia e Josely, houve um trabalho em equipe – algo comum entre as educadoras –, mas que teve um planejamento para ser uma ação mais dinâmica e integrativa, fazendo com que os alunos pudessem viver com e entre todos, mostrando a importância do respeito e organização social.
“Como prioridade, sem dúvida tínhamos o aprendizado significativo, porém sabemos que podemos fazê-lo utilizando atividades práticas que sem dúvida proporcionam o letramento propriamente dito. Organizamos um roteiro de atividades específicas que contemplaram os objetivos semanais e que também viriam de encontro com as habilidades que precisavam ser trabalhadas”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Lucilaine cita uma semana muito prática, com registro escrito e interpretação de texto e contexto social. Utilizou-se uma reportagem e uma produção explicativa acerca da história do surgimento do Dia das Crianças, assim a questão histórica no Brasil em relação aos direitos e deveres dos pequenos, dos pais e do Estado – estes últimos responsáveis pela integridade infantil.
“Aprenderam sobre os governantes responsáveis por essa data e, consequentemente, a hierarquia legislativa e o tempo cronológico dos fatos. Retomamos a fala sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e como forma de valorizar cada contexto social, conversamos sobre o acesso às escolas nas diferentes regiões do país e do mundo, abordando assim as diferenças das classes sociais. Partindo dessa teoria densa fomos para atividades práticas. Dentre elas: produção em sala de salada de frutas, sanduíche natural, receita de massinha de modelar”, relata a professora.
Houve o registro dos alunos no texto instrucional, partindo para a produção e momento de degustação, “que é a melhor parte, né?”, conforme elenca a educadora. Houve desfile de fantasias, premiação das melhores (por criatividade), momento de cinema em sala e uma gincana bem animada. Fechando a semana, houve a realização do ‘melhor cabelo maluco’, com votação aberta e democrática, segundo Lucilaine. Para fechar, a docente cita uma semana diferenciada, utilizando teoria e muita atividade prática.
“Não vou negar que o cansaço é dobrado, mas experenciar momentos de descontração dos alunos sem dúvidas é muito gratificante. Trabalhamos dobrado sim, então usamos a matemática, porque dividimos muitos sorrisos, alegria e diversão. Quem disse que não dá para aprender brincando? Eu digo que dá. Estamos tentando formar uma sociedade mais equilibrada emocionalmente, pois sem dúvida a educação socioemocional será diferencial na tomada de decisões nesta sociedade contemporânea”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola General Aldo Bonde clicando aqui.