Incentivo à leitura prazerosa é foco em turmas de PG | aRede
PUBLICIDADE

Incentivo à leitura prazerosa é foco em turmas de PG

Quarto e quinto anos da Escola Professora Maria Eulina Santos Scheena vêm desenvolvendo, desde o início de 2022, métodos que tragam todos os benefícios de ler

Fotos mostram amplitude de opções e trabalhos feitos pelos alunos
Fotos mostram amplitude de opções e trabalhos feitos pelos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quarto e quinto anos da Escola Professora Maria Eulina Santos Scheena vêm desenvolvendo, desde o início de 2022, métodos que tragam todos os benefícios de ler

As turmas de 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Scheena, em Ponta Grossa, sob coordenação da professora Angela Sonia Delgobo Nabozny, desenvolveram ações buscando despertar o gosto pela leitura. A docente destaca os principais pontos, como o fato de unir ambas as classes por ser uma instituição rural.

“Diante da realidade existente em minha sala de aula, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, com dificuldades na leitura, escrita e intepretação, e ainda com o quarto e quinto dividindo o mesmo espaço e com habilidades diferentes a serem desenvolvidas, decidi trabalhar com os livros de literatura infantil, visando melhorar o potencial cognitivo, o vocabulário e a ortografia”, aponta a educadora.

Assim, explica Angela, desde o início do ano foram priorizados os trabalhos com livros, de forma a incentivar a leituras destes por parte dos alunos sem muita cobrança. No primeiro semestre, a professora buscou desenvolver a oralidade com objetivo de localização da ideia principal dos textos lidos e, a cada semana, dois educandos eram responsáveis por recontar a história para os colegas.

“Mais tarde passamos a realizar o trabalho com atividades escritas sobre um livro escolhido pela turma: a professora contava a história e os alunos faziam o resumo dos mesmos, individualmente, conforme o nível de escrita de cada um, almejando sempre o avanço na aprendizagem. Diante da melhora no nível de leitura, escrita e interpretação de texto, o trabalho passou a ser realizado de forma individual, onde o aluno escolho o livro, realiza a leitura individualmente, faz um resumo oral para a professora e produz um resumo da história lida e as ilustrações”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Maria Eulina Santos Scheena clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE