Dia do Desafio diverte e beneficia alunos no Integração
Turminhas do Colégio de Ponta Grossa puderam participar – e agregar vários benefícios motores e cognitivos – da campanha mundial para movimentar o corpo
Publicado: 14/06/2022, 13:00
Turminhas do Colégio de Ponta Grossa puderam participar – e agregar vários benefícios motores e cognitivos – da campanha mundial para movimentar o corpo
O Dia do Desafio, que ocorre sempre na última quarta-feira de maio – e que aconteceu no dia 25 em 2022 – foi tema de interação e prática nos prés I A e I B do Colégio Integração de Ponta Grossa. O objetivo desta dinâmica, citam as professoras Jennifer Custódio e Leticia Mainardes, é que as pessoas interrompam as atividades rotineiras e, por 15 minutos consecutivos, pratiquem algum tipo de atividade física.
Assim, o desafio com as turmas foi dividido primeiramente com um circuito, “onde os alunos tinham que passar por alguns obstáculos: pular amarelinha, rolar no colchonete, fazer ziguezague nos cones, andar sobre a corda, pular segurando a bola com as pernas, andar na escadinha”, conforme relatam as professoras.
“A segunda atividade foi coletiva, os alunos deitados no chão, um aluno atravessa por cima com a bola na mão e quando chega do outro lado os alunos que estão deitados erguem as pernas formando um corredor, o aluno que atravessou arremessa a bola para o próximo”, explicam as educadoras.
Jennifer e Letícia elencam que o momento proporcionou descontração e desenvolvimento, além de fazer com que as atividades estimulem nas crianças a “psicomotricidade, intelectualidade e sociabilidade ajuda a criar o senso de disciplina, de coletividade e respeito”, além do exercício com o cérebro, estimulo do aprendizado das capacidades físicas como a coordenação, primordial na faixa etária dos alunos (4 e 5 anos), preparando a criança para a próxima fase que inclui a alfabetização.
“E, a melhor forma de incentivar uma criança a fazer qualquer atividade é pelo meio lúdico. Essa atividade deverá ser apresentada como uma forma de distração, de descarregar a energia, de maneira leve e descontraída, utilizando toda a ordem pedagógica, além da ludicidade”, concluem as professoras.