Alunos do Sepam criam poemas por meio de notícias do JM | aRede
PUBLICIDADE

Alunos do Sepam criam poemas por meio de notícias do JM

Oitavos anos A e B do Colégio de Ponta Grossa puderam unir informações da atualidade, utilizando o Jornal da Manhã e outros meios, com o gênero textual

Produções farão parte de obra literária do Colégio Sepam em 2022
Produções farão parte de obra literária do Colégio Sepam em 2022 -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oitavos anos A e B do Colégio de Ponta Grossa puderam unir informações da atualidade, utilizando o Jornal da Manhã e outros meios, com o gênero textual

Os temas sociais da atualidade são indispensáveis na formação de cidadãos, principalmente aqueles que ainda estão no período escolar. Unir as informações e notícias recentes com um gênero textual, dentro da Língua Portuguesa, pode proporcionar amplos e belos resultados. E, foi essa dinâmica que ocorreu nos oitavos anos A e B do Colégio Sepam em Ponta Grossa, sob coordenação da professora Marcela Marabeli Pagano de Oliveira.

A docente relata o trabalho que teve início no período letivo e redundará em uma produção literária, utilizando um mecanismo pertinente aos participantes do Vamos Ler – Geração Digital: o acesso ao Jornal da Manhã. “Ao longo dos três primeiros meses deste ano, nós desenvolvemos com os alunos o estudo detalhado do gênero poema, a fim de (re)lembrar conceitos básicos e mais elaborados como separação de sílabas poéticas”, cita a educadora.

O trabalho seguiu nas aulas de Produção Textual: utilizando as notícias do Jornal da Manhã e seus textos nas edições mais recentes, as turmas buscaram informações nas entrelinhas do meio de comunicação, bem como as explícitas. Marcela pontua que o objetivo “era aprimorar a subjetividade discente para a escrita poética”.

“A proposta foi lançada aos alunos: estes deveriam criar um poema com duas estrofes, sendo quatros versos cada uma delas, respeitando a mesma métrica poética, a partir da leitura e interpretação da notícia escolhida por eles. Assim, atingimos nosso maior objetivo: obter um olhar lírico de temáticas sociais da atualidade”, complementa a professora.

Para fechar, a docente cita que os textos serão publicados em uma edição 2022 do livro Coletâneas Literárias do Sepam, “valorizando e divulgando os poetas e poetisas em formação, e os poemas deles”, conforme conclui Marcela.

Acesse o blog escolar do Colégio Sepam clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE