JM online e impresso estimulam estudo do jornal em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

JM online e impresso estimulam estudo do jornal em Jaguariaíva

Alunos do 5º ano A da Escola Walquiria Carneiro Xavier da Silva puderam entender a estrutura e as partes que compõem este meio de comunicação com uso de edições do Jornal da Manhã

Em sala, alunos puderam organizar seus próprios jornais
Em sala, alunos puderam organizar seus próprios jornais -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do 5º ano A da Escola Walquiria Carneiro Xavier da Silva puderam entender a estrutura e as partes que compõem este meio de comunicação com uso de edições do Jornal da Manhã

O Jornal da Manhã, em suas versões impressa e digital, foi base para um trabalho sobre como funciona esse meio de comunicação, onde os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Walquiria Carneiro Xavier da Silva de Jaguariaíva puderam conhecer mais acerca dos jornais. A professora Ariane Aparecida Pires de Sousa, que coordenou o trabalho, conta todos os aspectos.

“A professora iniciou a aula falando para os alunos sobre o Jornal da Manhã. Primeiro, a professora mostrou para os alunos o jornal em sua forma digital, pedindo que cada aluno observasse cada parte que um jornal pode ter, entre elas capa, manchete, passatempo, entre outras partes importantes”, destaca a docente, elencando ainda que houve a leitura de algumas reportagens, entre elas uma festa em Castro e a guerra na Ucrânia, que despertou muito interesse dos alunos.

Depois de todo este contexto, determinados educandos ficaram curiosos em saber como os jornais impressos eram vendidos – se ainda esta etapa era feita de bicicleta. A educadora explicou que há entregas nas casas, outros vendidos nas bancas, de acordo com a cidade e/ou região, além das edições digitais que existem atualmente.

“Em um segundo momento, a professora pediu que os alunos pesquisassem, utilizando a internet, as partes de um jornal para que pudessem ver outros tipos de jornais. Depois da pesquisa, a professora reuniu os alunos em sala e explicou para os alunos as partes que o jornal contém. Em seguida, pediu aos alunos que se separassem em grupos e que os mesmos reproduzissem novamente o jornal, montando ele parte por parte, página por página”, complementa Ariane.

Para encerrar a aula, com as produções de cada grupo montada, a docente pôde apresentar à turma estes jornais, questionando a turma se lembravam de todas as parte que compõem o impresso. Como última atividade para fixar conteúdo, houve a realização de algumas perguntas que identificavam os componentes deste meio de comunicação.

Acesse o blog escolar da Escola Walquiria Carneiro Xavier da Silva clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE