Projeto no Vamos Ler em Irati tem sequência com matemática | aRede
PUBLICIDADE

Projeto no Vamos Ler em Irati tem sequência com matemática

Iniciativa no 5º ano da Escola Professora Antonina Fillus Panka uniu questões disciplinares com matérias em jornais impressos e livros clássicos

Trabalho teve várias etapas em grupos
Trabalho teve várias etapas em grupos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa no 5º ano da Escola Professora Antonina Fillus Panka uniu questões disciplinares com matérias em jornais impressos e livros clássicos

O projeto ‘Vamos Ler – do clássico ao digital’ segue ocorrendo no 5º ano da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, em Irati, sob coordenação da professora Luciana Colecha. A docente pontua que a iniciativa continua empolgando os alunos, com recentes análises de jornais impressos e de livros de literatura, com leituras individuais e coletivas, compartilhando ideias e interpretação, além da descoberta que as disciplinas não são isoladas e podem ser atreladas umas às outras.

Neste contexto, cada aluno recebeu um exemplar de um jornal da cidade. Como tarefa de casa, leram as notícias com a família escolhendo uma para analisar e escrever no caderno. Na sala, os educandos contaram a experiência, com alguns analisando a mesma matéria jornalística, complementando as falas uns dos outros, ampliando e enriquecendo o trabalho e seus conhecimentos.

“A escrita da análise das notícias foram corrigidas. Em seguida, solicitada as correções necessárias. Dessa forma, os alunos aprenderam corrigindo os erros e, para realizar essa atividade, precisaram retomar as notícias e verificar o que deveriam arrumar. A próxima atividade realizada entre os alunos foi a continuidade da leitura coletiva dos livros entre os grupos de estudo. Cada grupo está realizando a leitura de um livro para fazer a apresentação do mesmo em forma de teatro”, destaca a docente.

A educadora cita os livros digitais e impressos, além de enfatizar a procura de obras clássicas, buscando melhorar alguns aspectos dos alunos na leitura. “A atividade de leitura dos livros é um trabalho que vem sendo desenvolvido aos poucos, para que os alunos realmente entendam o que estão lendo e consigam interpretar e apresentar as demais turmas da escola”, explana Luciana.

“Além do desenvolvimento da fluência da leitura e dos trabalhos com língua portuguesa, a matemática é um ponto fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Dessa vez a analise em jornais foi focada em notícias que trouxessem gráficos, tabelas e porcentagens. Para essa atividade, cada aluno recebeu um jornal impresso e realizou a pesquisa sobre o que foi solicitado”, complementa a professora.

Outros pontos foram que as notícias encontradas envolviam números, tabelas e porcentagens. Em grupos, os alunos criaram situações-problemas envolvendo números encontradas nas matérias para resolver. Após isso, houve a troca entre os grupos sobre os problemas, com correções daqueles que produziram, além de explicações para sanar as dúvidas dos colegas.

“Esta foi uma atividade prazerosa e que instigou os alunos a ajudar os colegas e a melhorar a interação entre a turma, onde um aprendeu com o outro. A turma conseguiu perceber que a matemática está sim ligada a língua portuguesa, pois sem saber ler ou interpretar, não conseguem resolver problemas matemáticos ou saber quais operações devem usar em cada situação”, elenca a educadora.

Cartazes com as notícias que chamaram a atenção também ocorreram, bem como desenhos referentes às matérias, criando descontração em atividades artísticas e criativas. “Os trabalhos interdisciplinares são muito ricos em conhecimento, pois trazem um leque de possibilidades aos alunos e estes desenvolvem uma visão mais ampla do mundo que os cerca. A educação é à base de uma sociedade justa e igualitária, por isso, precisamos levar nossos alunos a encontrar diversas fontes de conhecimento e nada melhor que incentivar a leitura”, conclui Luciana. 

Acesse o blog escolar da Escola Professora Antonina Fillus Panka clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE