Vamos Ler destaca criação de telejornal por alunos de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler destaca criação de telejornal por alunos de Irati

‘JM – Jornal Municipal’ foi desenvolvido nos quintos anos A das escolas rurais Cerro da Ponte Alta e Olavo Anselmo; vários aspectos do jornalismo foram envolvidos em sala de aula

Acessórios, como câmeras e microfones, foram confeccionados com materiais recicláveis
Acessórios, como câmeras e microfones, foram confeccionados com materiais recicláveis -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

‘JM – Jornal Municipal’ foi desenvolvido nos quintos anos A das escolas rurais Cerro da Ponte Alta e Olavo Anselmo; vários aspectos do jornalismo foram envolvidos em sala de aula

Os quintos anos A das escolas Rural Municipal Cerro da Ponte Alta e Rural Municipal Olavo Anselmo de Irati, ambos coordenados pela professora Denise Vaz Cardoso, desenvolveram um amplo trabalho com foco no tema ‘notícia’. A docente relata os principais aspectos do trabalho que trouxe questões do jornalismo audiovisual e confecção de materiais voltados à área da comunicação.

“Com o intuito de melhorar a leitura, a interpretação e a produção de textos, os alunos dos quintos anos, orientados pela professora regente, desenvolveram um ‘telejornal’ em sala de aula. Primeiramente é feita uma seleção de notícias através dos principais meios de comunicação de Irati e região. Em seguida, são escolhidos dois apresentadores, vários repórteres e os cinegrafistas. As câmeras e microfones foram confeccionados pelos próprios alunos a partir de materiais recicláveis”, aponta a educadora.

Neste contexto, Denise comenta a dinâmica: apresentadores leem as manchetes, enquanto os repórteres detalham as notícias e entrevistam os ‘pedestres’. “É uma atividade muito interessante, onde as crianças desenvolvem mais fluência na leitura, aprendem novas palavras, melhoram a dicção e a entonação de voz, adquirem mais desenvoltura na comunicação, interpretam e produzem textos mais criativos”, complementa a professora.

Para fechar, a docente cita que as atividades posteriores tiveram a escolha de notícias que mais chamaram a atenção dos alunos, propiciando debates acerca de diversos temas. “Além disso, foram feitas produções de notícias individuais e coletivas sobre acontecimentos reais de nossa cidade e região, bem como produções fictícias. O ‘telejornal’ recebeu o nome de JM – Jornal Municipal, escolhido por votação pelas crianças”, conclui Denise.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Cerro da Ponte Alta clicando aqui.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Olavo Anselmo clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE