Repórter com TEA do Vamos Ler destaca cotidiano em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Repórter com TEA do Vamos Ler destaca cotidiano em Irati

José Gabriel, do 4º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, mostrou mais sobre a rotina escolar de um aluno com autismo; professora contextualizou proposta em sala

VÍDEO
José Gabriel, do 4º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, mostrou mais sobre a rotina escolar de um aluno com autismo; professora contextualizou proposta em salas | Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

José Gabriel, do 4º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, mostrou mais sobre a rotina escolar de um aluno com autismo; professora contextualizou proposta em sala

O 4º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, no distrito de Guamirim em Irati, sob coordenação da professora Josnéia Aparecida Marcondes, desenvolveu um amplo trabalho sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula. A docente comenta o principais tópicos do trabalho, que colocou um aluno com estas características como um verdadeiro repórter mirim.

Primeiramente, a educadora conceitua, por meio do dicionário online, o conceito de inclusão, na sequência, cita que “além dessa definição, as pessoas (crianças) com necessidades especiais estão amparadas por lei no Brasil, assim como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também, pontua que “os desafios encontrados no processo de escolarização das crianças com autismo são muitos, tanto para as crianças com TEA, quanto para o professor que lhe ensina”.

Esse contexto, cita Josnéia cita pelo fato das crianças com TEA apresentarem um desenvolvimento atípicos em relações à questões como comunicação, interação social, comportamentos, além de interesses restritos e repetitivos. Assim, explana a docente, o professor precisa ter o papel fundamental de garantir a inclusão destes alunos, entendo suas diversidades peculiaridades, vendo este educando independentemente de qualquer condição.

“Nesse ponto, cabe destacar que há muitos desafios a serem superados, mas quando se trabalha de forma correta, os resultados aparecem. E, entendemos ainda que todas as ações e estratégias são fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente. E, nesse processo de ensino-aprendizagem, é importante a interação entre família e escola”, complementa a professora.

Com todo esse contexto, o aluno José Gabriel Colarites, que se enquadra no TEA, e com o respaldo de toda a turma, tornou-se o repórter mirim que mostra o seu cotidiano na escola. “José Gabriel é um aluno que gosta de conversar e interagir com seus colegas. É muito risonho e sempre que lhe é perguntado qual é seu maior sonho, ele responde: ‘desejo ser médico cardiologista e cuidar das pessoas’. José Gabriel é apenas uma criança, mas suas palavras e atitudes são de uma pessoa madura que entende o significado de amor ao próximo”, conclui Josnéia.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right