Vamos Ler traz ‘caça frações’ no estudo matemático em Irati
Turma do 5º ano da Escola Rural dos Colonizadores desenvolveu projeto que uniu brincadeira com aprendizado

Turma do 5º ano da Escola Rural dos Colonizadores desenvolveu projeto que uniu brincadeira com aprendizado
Para facilitar a compreensão de assuntos dentro da matemática, a disciplina que é tão temida pela maioria dos estudantes, a professora Rosangela Ferreira dos Santos, desenvolveu na turma do 5º Ano da Escola Rural Municipal dos Colonizadores, em Irati, uma atividade que aliou conhecimento e diversão no estudo das frações dentro da matéria.
“A prática torna mais abrangente a compreensão de determinados conceitos matemáticos, quando é proporcionado aos educandos a participação efetiva no tema, fazendo parte da construção do todo”, destaca a educadora, comentando ainda sobre a oportunidade que a aula traz aos alunos para a entendimento do que é fração.
O estudo foi realizado com um ‘caça frações’ em sala de aula, que consistiam em esconder várias peças fracionarias identificadas com letras e números, para que cada aluno pudesse participar da união de partes divididas. Foi realizado um itinerário com as localizações de onde cada peça estaria escondida, embaixo dos seus acentos.
“Na sequência foi realizada a primeira orientação de procurar na sua carteira à direita inferior uma peça, ao encontrar todos se agruparam e realizávamos a leitura de cada fração, “1/9”, montamos o inteiro, subtraímos e somamos, explorando o que é o denominador, o que é o numerador, qual a fração que ficou, qual saiu. O registro escrito de cada uma foi exemplificado as seguintes frações1/3,1/4,1/6,1/8,1/9, e depois utilizando as peças montou-se outras frações, onde foi possível observar que houve a assimilação do conteúdo, e que os educandos compreenderam a forma de ler e representar frações, como sendo uma parte de algo que foi divido em partes iguais”, descreve a docente.
Segundo Rosangela, o exercício envolveu toda a turma, sendo possível observar a participação dos estudantes na construção do conhecimento de uma forma lúdica, para que a turma pudesse assimilar o conteúdo com mais facilidade o que antes parecia sertão difícil de compreender.
Acesse o blog escolar da Escola Rural dos Colonizadores clicando aqui.





















