Símbolos da Páscoa engajam alunos em Fernandes Pinheiro
Trabalho com várias produções sobre data comemorativa cristã ocorreu no 5º ano da Escola Bituva dos Machados; professor explica significado de cada elemento

Trabalho com várias produções sobre data comemorativa cristã ocorreu no 5º ano da Escola Bituva dos Machados; professor explica significado de cada elemento
A Páscoa está chegando, a ser comemorada no próximo domingo, 17 de abril. E, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Bituva dos Machados em Fernandes Pinheiro, sob coordenação do professor Carlinhos Moreira de Jesus, vêm realizando diversas atividades sobre esta data tão importante no nosso calendário, como leitura, interpretação (oral e escrita), produção de texto, pintura em desenhos e muitos mais.
Conforme explica o educador, houve a confecção de cartazes com os símbolos da Páscoa, além da apresentação que demonstrava o que significava cada componente com uma música. “Vela simboliza a presença de Cristo ressuscitado, luz do mundo, no meio da comunidade; Pão represente o corpo de Jesus; Vinho representa o sangue de Jesus, Cordeiro: ‘Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo’, João 1:29”, aponta o docente.
Carlinhos segue apontando, também, o Girassol “a flor do girassol, voltada para o sol, representa a comunidade dos fiéis, que volta para Jesus a verdadeira luz do mundo”; já os Sinos, “cantam festivamente anunciando alegria, e na festa de ressureição expressam os cânticos de aleluia”, conforme explica o professor.
“Peixe, símbolo que representa a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo; Trigo e a Uva simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa, o corpo e o sangue que o próprio Jesus nos deu na última ceia; o Ovo e o Coelho simbolizam a ressureição de Jesus e o coelho representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida; a Ovelha é o símbolo que representa o próprio Jesus Cristo, aquele que se sacrificou para redimir o homem dos seus pecados”, destaca o educador.
Para complementar, Carlinhos cita que a Páscoa, ressureição de Jesus Cristo, filho de Deus, é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. “A data é comemorada, anualmente, no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera – no hemisfério norte – e do outono – no hemisfério sul. Para finalizar, os alunos realizaram apresentação para os demais alunos e funcionários, explicando sobre o significado dos símbolos da Páscoa e o verdadeiro sentido da data”, conclui o professor.
Acesse o blog escolar da Escola Bituva dos Machados clicando aqui.





















