Campanha no CAIC de PG trata da síndrome de Down e autismo | aRede
PUBLICIDADE

Campanha no CAIC de PG trata da síndrome de Down e autismo

Turminhas da instituição de ensino ponta-grossense puderam entender mais sobre os temas e homenagear colegas com trissomia e TEA pelas datas de referência: 21 de março e 2 de abril

Cartões, cartazes e música foram algumas dinâmicas utilizadas na escola
Cartões, cartazes e música foram algumas dinâmicas utilizadas na escola -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turminhas da instituição de ensino ponta-grossense puderam entender mais sobre os temas e homenagear colegas com trissomia do 21 e TEA pelas datas de referência: 21 de março e 2 de abril

Um amplo trabalho de conscientização ocorreu na Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa. Os alunos dos primeiros anos, orientados pela professora Adriana dos Anjos e com auxílio das colegas Janaína Freitas da Silva e Josemara dos Santos, abordaram duas questões fundamentais, ambas pelos seus dias internacionais: a Síndrome de Down, comemorada em 21 de março; e o Autismo, com conscientização em 2 de abril.

“Na escola e nas nossas salas de aula temos alunos inclusos e realizamos a atividade em comemoração a esses dias com o objetivo de entender a importância e o respeito a essas pessoas. A turma compreendeu a importância do respeito e do amor que se deve dedicar a eles, além de produzirem cartazes para a conscientização das outras pessoas e cartões para demonstrar o amor que sentimentos em ter eles convivendo conosco em nosso espaço escolar”, destaca Adriana.

Para complementar, a docente explica que utilizou de música para motivar os aluno acerca destas datas. E, fechando as atividades, foram entregues às turmas os cartões produzidos por eles, além de apresentações para os demais colegas e funcionários da instituição de ensino, englobando a importância das datas.

Janaína também comenta o trabalho. “Sabemos que as leis obrigam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, principalmente nas escolas. Mas, é um efetivo e afetivo trabalho de conscientização, baseado no respeito, que realiza a verdadeira inclusão. Todos são alunos na nossa instituição e precisamos proporcionar a formação integral para o aluno, tanto educacional como pessoal”, comenta a educadora.

Assim, Janaína retrata que os professores sabem ensinar e garantir que todos possam aprender, além de respeitar as individualidades de cada criança. “Durante as atividades que realizamos com os alunos autistas e com síndrome de Down, percebemos que todos podem aprender, cada um do seu jeito e modo de aprender. Saber disso é essencial para que possamos planejar atividades diversificadas que promovam o desenvolvimento de todos os alunos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar do CAIC de Ponta Grossa clicando aqui

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right