Videoaula do Vamos Ler cria dinâmica de entrevistas em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Videoaula do Vamos Ler cria dinâmica de entrevistas em Irati

Quinto ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, após aula sobre a visão do projeto do Grupo aRede, pôde desenvolver diversos aspectos pedagógicos, além de produções em vídeos e fotos

VÍDEO
Quinto ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, após aula sobre a visão do projeto do Grupo aRede, pôde desenvolver diversos aspectos pedagógicos, além de produções em vídeos e fotos | Autor: Dhiego Tchmolo

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki, após aula sobre a visão do projeto do Grupo aRede, pôde desenvolver diversos aspectos pedagógicos, além de produções em vídeos e fotos

Por meio da videoaula ‘Visão: cuidados com os nossos olhos são importantes para enxergamos o mundo melhor’, do projeto Vamos Ler – Geração Digital, o 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, sob coordenação da professora Karla Luciane Kovalski, desenvolveu variadas atividades acerca da temática. A docente relata pontos da videoaula como os cuidados com os olhos, aspectos da visão, além de muitos não entenderem a importância de cuidar de toda essa região.

“O uso de computadores, smartphones e televisões está cada vez mais frequente. Inclusive, com as crianças focadas em um aparelho por muito tempo, fazendo com que sua visão seja forçada. Essa atitude pode resultar em dores de cabeça e fadiga ocular, fazendo com que se faça necessário tomar cuidado com essas ações e dar mais atenção aos nossos olhos. E, com isso, ficarmos mais atentos a qualquer problema que possa aparecer”, cita a educadora.

Dessa maneira, escola, projeto Vamos Ler e o Portal aRede, levaram a explicação da anatomia dos olhos aos alunos, com imagens, vídeos, particularidades e uma iniciativa valorosa, que colocou os alunos para realizaram testes de visão para identificar problemas como astigmatismo, daltonismo e visão de longe, utilizando recursos em sala de aula disponível para os testes. Para complementar, os alunos fizeram desenhos.

Finalizando a atividade, explica Karla, um panfleto foi confeccionado com os cuidados a serem tomados sobre o assunto da visão, com desenhos contribuindo na ilustração do material. “Em seguida, como tarefa de casa, eles deveriam entrevistar um adulto, em forma de vídeo, para entregar o panfleto à pessoa e perguntar quais são os hábitos que essa pessoa tem com os olhos e se fica atento a esse nosso órgão tão importante”, conclui a professora.

Equipe comenta

A equipe pedagógica e diretiva também fez ponderações dentro do tema. A primeira foi a pedagoga Eliane Maria Stroparo, citando a importância do tema para melhor qualidade de vida. Ainda, explana um conhecimento mais amplo adquirido e as precauções a serem tomadas por todos.

“Foram conscientizados sobre a importância em reduzir o tempo de uso do celular, tablete, computador, já que se utilizar por muito tempo essas ferramentas, podem causar futuramente danos à saúde dos olhos. Também, os educandos levaram o conhecimento adquirido aos familiares, os quais tiveram uma participação especial, através de entrevista, explicando como eles cuidam dos seus olhos”, aponta Eliane.

A diretora Verônica Barbosa Furmanowicz também fala do tema: a videoaula sobre a visão traz funcionamento, cuidados com olhos por meio de crescentes doenças na região que podem ser identificadas de forma antecipada. Pontua a questão sobre os olhos como órgãos externo da visão, anatomia, classificando a explicação da produção do Vamos Ler como “bem interesse para realização da abordagem da professora Karla em sala de aula para que os alunos pudessem entender seu funcionamento”.

 Situações como exames regulares, mitos acerca da temática e necessidade da detecção de problemas de saúde complementaram a fala da gestora. “Precisamos cuidar da nossa visão. Através da videoaula, esta abordou dicas de cuidados em situações de risco, de estar atento aos cuidados com os olhos. A abordagem sobre os problemas mais comuns de visão, miopia, hipermetropia e astigmatismo, levaram a entender sobre estes distúrbios de visão, sobre o tratamento e a necessidade de procurar imediatamente um especialista, um oftalmologista que vai direcionar o tratamento correto quando necessário”, comenta Verônica.

Para fechar, a diretora fala sobre a conjuntivite como a doença mais comum dos olhos e suas características, como transmissibilidade e tratamento. “O material disponível no Portal aRede foi bem rico e proporcionou uma reflexão sobre os cuidados que devemos ter com os olhos, sendo possível através das atividades realizadas levar reflexões até às famílias de nossos alunos, obtendo um feedback bem legal em forma de reportagens, destacando assim o quanto estas abordagens podem contribuir para os cuidados e bem estar dos nossos alunos e seus familiares”, conclui a gestora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right